PSI-20 começa dia a cair: Jerónimo Martins e Galp pesam

  • Marta Santos Silva
  • 22 Junho 2017

Todas as principais praças europeias abriram no vermelho e Lisboa não escapou, com a maioria das cotadas a cair. O petróleo continua a desvalorizar, fortalecendo o ouro.

O PSI-20 começou esta quinta-feira a cair sob o peso das energéticas no vermelho, assim como as gigantes Jerónimo Martins e Mota-Engil. A tendência é de queda nas principais praças, enquanto o petróleo continua em bear market, com grandes perdas.

O índice bolsista lisboeta começou o dia a perder 0,43% para os 5249,47 pontos, principalmente devido ao peso de perdas a EDP, de 0,4% para os 3,02 euros, assim como na EDP Renováveis e na Galp. Na última, a queda era de 1,33% para os 13,01 euros. Também a retalhista Jerónimo Martins desvalorizava à hora de abertura, assim como a Mota-Engil.

Poucas cotadas começaram a quinta-feira no verde: a Ibersol e a Novabase subiam mais de 1%, e a Sonae Capital SG via os seus títulos valorizar ligeiramente.

No entanto, a tendência de queda é generalizada. Nas praças europeias, o cenário é todo ele vermelho, com o índice europeu Stoxx 600 a perder 0,33% para os 387,21 pontos. Madrid é das bolsas que mais perde (cai mais de 0,6%). Já no mercado asiático registam-se ganhos, com a valorização do iene e a subida do ouro em 0,51%.

A principal força para a desestabilização das bolsas é a desvalorização do petróleo. À hora de abertura da bolsa portuguesa, o Brent em Londres negociava a cair 0,31% para os 44,68 dólares e o WTI, em Nova Iorque, caía 0,28% para os 42,41 dólares. Estas dificuldades no mercado energético levantam outras questões: por exemplo, a valorização da energia era uma das principais forças motrizes para os ganhos na inflação em países europeus e também nos EUA, e esta queda cria receios de que esses ganhos possam não ser sustentáveis.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

PSI-20 começa dia a cair: Jerónimo Martins e Galp pesam

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião