Entrevista a Adolfo Mesquita Nunes. Edição de setembro da Advocatus
Na Advocatus de setembro pode ler a entrevista ao sócio da Pérez-Llorca e ainda especiais sobre o programa Acelerar Economia e a saúde mental do setor da advocacia.
Com mais de 20 anos de experiência, Adolfo Mesquita Nunes especializou-se em políticas públicas, contratação pública e contencioso administrativo, com vasta experiência em contratos públicos e representou várias autoridades públicas e entidades privadas em litígios administrativos. Integra a Pérez-Llorca em Lisboa desde 2024 como sócio na área de Direito Público e Regulatório. Foi secretário de Estado do Turismo nos XIX e XX Governos Constitucionais e vice-presidente do CDS/PP. Atualmente, Mesquita Nunes é administrador não executivo independente e Vice-Presidente do Conselho de Administração da Galp Energia
Em entrevista à Advocatus, fala sobre a sua nova paixão: Inteligência Artificial (IA). Com a aprovação da regulação específica para a tecnologia que está, e vai continuar, a revolucionar o mundo por Bruxelas, Adolfo Mesquita Nunes explica os contornos e os impactos que o novo quadro regulatório traz. O sócio da Pérez-Llorca deixa o aviso: “se olharmos para a IA como uma simples matéria de compliance, estaremos a prestar um mau serviço”.
Em julho, o Governo apresentou um pacote de 60 medidas que visam promover e “acelerar” a economia portuguesa. Um dos objetivos é a revisão Código da Propriedade Industrial. Para os especialistas auscultados pela Advocatus essa revisão é necessária, mas existem muitos aspetos que são necessários analisar. Descubra quais num especial dedicado a esta temática.
Nesta edição pode ainda ler um especial sobre a saúde mental. Vários estudos apontam para elevadas situações de risco de burnoute diagnóstico efetuado no setor da advocacia. Escritórios classificam os resultados como “preocupantes” e que reflete uma crise de bem-estar mental e uma maior conscientização sobre este problema. Assim, alertam para boas práticas.
José Limón Cavaco é o advogado do mês desta edição. O sócio da área de Seguros e Resseguros da CCA Law Firm explicou que querem oferecer aos clientes um serviço transversal a todos os ramos, operadores e clientes, a que chamam “Seguros 360 graus”. À Advocatus, adiantou que a autonomização desta área terá um impacto “bom” na firma, uma vez que os seguros são um setor fundamental na economia. Sobre o impacto na faturação, considera que não será, “por enquanto”, a área mais rentável do escritório, mas “vai contribuir para que este atinja uma meta de faturação importante”.
Joana Neto Mestre, managing partner da MATLAW, fez um balanço dos sete anos de atividade. À Advocatus, assegura que não ambicionam ser uma sociedade generalista, full service, mas antes “apostar nas áreas do direito que tocam as necessidades dos produtores e consumidores de ativos imobiliários”. A implementação e uso da IA, bem como a integração da multidisciplinaridade, no dia-a-dia da firma foram os desafios apontados. Descubra todos os pormenores na rubrica sociedade do mês.
A PLMJ assessorou a SIC na realização de um investimento conjunto com o fundo CREST II – FCR para adquirirem uma participação do capital social da Etnaga – Consultores Sistemas de Informação, empresa detentora da bilheteira online BOL. Já a CMS Portugal assessorou o fundo CREST II. Descubra todos os pormenores da operação na rubrica negócio do mês da 159.ª edição.
Assine a revista Advocatus aqui.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Entrevista a Adolfo Mesquita Nunes. Edição de setembro da Advocatus
{{ noCommentsLabel }}