Os elevadores já não ajudam só na subida. A Thyssenkrupp trocou-lhes as voltas

A Thyssenkrupp lançou o Multi, um elevador que se desloca na vertical... e na horizontal. A primeira disrupção na indústria em 160 anos. Veja como funciona o "elevador do futuro".

O Multi é o primeiro elevador sem cabos, capaz de se deslocar em duas frentes: a vertical e horizontal. Já se move numa torre de 246 metros inaugurada em Rottweil, na Alemanha e os especialistas preveem que venha transformar a indústria. A maior promotora de imobiliário da Europa, a OVG Real State, é a primeira cliente.

O CEO da Thyssenkrupp, Andreas Schierenbeck, introduz o seu produto desta forma: “É um game changer que vai transformar a forma como nos movemos, trabalhamos e vivemos no mundo que nos rodeia. Vai permitir reduzir tempos de espera para os passageiros, e ocupar menos espaço nos edifícios.”. Ou seja, há mais área disponível para rentabilizar, 25% mais precisamente.

O Multi tem ainda assim uma capacidade extra até 50% face aos tradicionais — mas reduz em 60% os picos de energia necessários. O elevador guia-se pelas várias cabinas em loop através de um sistema de dados wireless, sem qualquer limite de altura.

Numa altura em que os edifícios crescem com as populações, o Multi abre novas possibilidades ao nível da arquitetura. Antony Wood, o diretor executivo Council on Tall Buildings and Urban Habitat (CTBUH) afirma, em comunicado, que este elevador vem mudar “a forma como os edifícios são desenhados, permitindo maior conectividade entre edifícios” e classifica-o como “o maior desenvolvimento na indústria dos elevadores nos últimos 160 anos”.

Ainda agora chegou, mas as múltiplas trajetórias do Multi já o levaram até à East Side Tower em Berlim, pela mão da OVG Real State, a primeira cliente. A OVG Real State é a maior promotora imobiliária da Europa e afirma a sustentabilidade como uma prioridade nos seus edifícios. A inauguração, numa torre na cidade alemã Rottweil, atraiu cerca de 200 representantes da indústria da construção.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Os elevadores já não ajudam só na subida. A Thyssenkrupp trocou-lhes as voltas

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião