Zona Euro em apuros com pressão da Alemanha

O bloco do euro está à beira da recessão, com o índice Sentix a revelar uma forte queda na confiança dos investidores, abrindo a porta para o BCE cortar novamente as taxas de juro na quinta-feira.

O sentimento económico na Zona Euro continua sob forte pressão, segundo o mais recente relatório do índice Sentix, divulgado esta segunda-feira.

Em setembro, o indicador que mede a confiança dos investidores na economia do bloco europeu caiu pelo terceiro mês consecutivo, ficando 26% abaixo das expectativas dos analistas e sinalizando um cenário cada vez mais preocupante para a economia europeia.

O índice global para a Zona Euro recuou para -15,4 pontos, o valor mais baixo desde janeiro. “A economia está ameaçada de entrar em recessão. Mais uma vez”, refere Manfred Hübner, diretor da Sentix, entidade responsável pelo cálculo deste índice.

No centro deste cenário de declínio da economia europeia está a Alemanha, motor da Zona Euro. Os valores da situação atual na Alemanha caíram drasticamente para -48 pontos, o nível mais baixo desde junho de 2020, indicando uma recessão profunda.

Na Zona Euro, o índice que mede as expectativas dos investidores também se deterioraram, atingindo -20,3 pontos, refletindo um sentimento de desesperança entre os investidores, destaca o documento que teve em consideração um inquérito realizado entre 5 e 7 de setembro junto de 1.142 investidores.

“Os valores da situação e das expectativas, embora já muito baixos, estão a cair novamente”, refere Manfred Hübner, sublinhando ainda que “a economia alemã está a desmoronar-se abertamente”.

Apesar do cenário sombrio na Europa, os investidores não esperam um contágio global dos problemas económicos alemães. As expectativas melhoraram ligeiramente em outras regiões, como os EUA e a Ásia (excluindo o Japão).

Os investidores estão a apostar numa política monetária mais flexível, com expectativas de cortes nas taxas de juro. O barómetro temático do Banco Central subiu para 33,25 pontos, atingindo níveis vistos durante a crise da pandemia do Covid-19.

O relatório Sentix de setembro desenha assim um quadro preocupante para a economia da Zona Euro, com a Alemanha no epicentro da turbulência. A ameaça de recessão paira sobre a região, e os olhos estão agora voltados para as decisões de política monetária que poderão ajudar a aliviar a pressão económica, nomeadamente já para a reunião do Conselho do BCE que terá lugar esta quinta-feira, em Frankfurt, em que é esperado um novo corte das taxas diretoras do BCE.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Zona Euro em apuros com pressão da Alemanha

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião