Bastonária pressiona Governo: basta um mês para acabar com greve dos advogados oficiosos
Bastonária diz que basta inscrever no Orçamento do Estado uma verba de 20 milhões de euros para cobrir as despesas com as diligências urgentes das defesas oficiosas.
“O Governo tem um mês para acabar com o protesto dos advogados”, avisa a bastonária da Ordem, Fernanda de Almeida Pinheiro, referindo-se à greve dos advogados oficiosos que decorre desde o dia 2 de setembro.
“Basta para isso inscrever no Orçamento do Estado uma verba de 20 milhões de euros para cobrir as despesas com as diligências urgentes”, explica a líder dos advogados, em declarações à Rádio Renascença. “Inscrevem a verba no Orçamento do Estado e podemos voltar às negociações. A reunião está marcada está para 9 de outubro. O OE é entregue a dia 10. Fica difícil a partir daí”, explica, à Renascença.
O Ministério da Justiça lembra que “a revisão do sistema de acesso ao direito e aos tribunais (SADT) está em curso, incluindo o tema dos honorários”. A garantia foi dada pelo gabinete de Rita Júdice, na semana em que decorre o protesto organizado pelo Conselho Geral da Ordem dos Advogados, liderado pela bastonária Fernanda de Almeida Pinheiro.
“Até ao final de setembro teremos a conclusão do estudo do grupo de trabalho nomeado para o efeito e apresentação de uma proposta à Secretária de Estado Adjunta e da Justiça, Maria Clara Figueiredo. No início de outubro teremos a apresentação das conclusões e projeto de decisão do Governo à Ordem dos Advogados, estando já agendada uma reunião para 9 de outubro”, explica o comunicado.
“Estamos a pedir ao MJ que apresente uma proposta à Ordem desde 7 de maio”, frisou a bastonária, observando que a próxima ronda negocial com o Governo está marcada para 9 de outubro, não garantindo que a verba reivindicada possa ser inscrita no OE que deverá ser entregue ao Parlamento a 10 de outubro.
A bastonária entende que caso o MJ não se comprometa com uma verba no OE, a negociação cai “num vazio” e está-se “mais um ano sem a tabela (de honorários) ser revista”, o que não é aceitável.
Segundo dados da OA, apenas 1.487 advogados oficiosos estão inscritos nas escalas de setembro, menos 7.435 face ao ano passado. Após o primeiro período de inscrição, A Ordem dos Advogados registou uma redução de 83% no número de profissionais inscritos nas escalas para setembro, comparativamente ao ano anterior.
Já a Direção-Geral da Administração da Justiça (DGAJ) explica que “este sábado, dia 7 de setembro, as diligências na Comarca do Porto, Lisboa e Lisboa Norte decorreram com total normalidade, nada tendo sido reportado. Na Comarca Lisboa Oeste houve três interrogatórios, todos com defensores oficiosos presentes: dois por violência doméstica e um de tráfico e falsificação de moeda.
Estes interrogatórios culminaram em despachos de prisão preventiva, sem que tenha havido qualquer constrangimento no decurso do processo”.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Bastonária pressiona Governo: basta um mês para acabar com greve dos advogados oficiosos
{{ noCommentsLabel }}