Desemprego português recua em julho, mas mantém-se acima da média da OCDE

Desemprego na OCDE manteve-se em 5% em julho, pelo segundo mês consecutivo. Em Portugal, a taxa recuou para 6,2%, continuando, assim, acima da média da referida organização internacional.

Pelo segundo mês consecutivo, em julho a taxa de desemprego no conjunto dos países da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE) fixou-se em 5%, mostram os dados divulgados esta quarta-feira. Portugal faz parte dos nove países onde esse indicador recuou no sétimo mês do ano, mas manteve-se acima da média.

“A taxa de desemprego da OCDE manteve-se em 5% em julho de 2024. Face a junho, a taxa de desemprego estabilizou em 16 países da OCDE, recuou em nove e aumentou em sete“, lê-se na nota enviada esta manhã às redações.

Entre todos os países da OCDE, foi Espanha que registou a taxa de desemprego mais elevada: 11,5%, estável face ao mês anterior. Aliás, Espanha foi mesmo o único país a superar a fasquia dos 10%.

Já do outro lado da tabela, aparece a Coreia do Sul, com uma taxa de desemprego de 2,5%, abaixo dos 2,8% que tinha registado no mês anterior. A OCDE destaca que, além da Coreia, outros cinco países conseguiram fixar a sua taxa de desemprego abaixo dos 3%: a Chéquia (2,7%), o Japão (2,7%), o México (2,7%), Israel (2,8%) e a Polónia (2,9%).

Em contraste, por cá, e conforme já tinha adiantado o Instituto Nacional de Estatística (INE), a taxa de desemprego fixou em 6,2% em julho, abaixo dos 6,4% registados no mês anterior e estável face há um ano. Ainda assim, Portugal continuou acima da média da OCDE, mostram os dados divulgados esta manhã.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Desemprego português recua em julho, mas mantém-se acima da média da OCDE

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião