Bondalti Water avança para o negócio do biogás

A Bondalti Water lançou uma nova área de negócio para o fornecimento de tecnologia e engenharia para a produção de biogás. Empresa espera chegar a 30 milhões de faturação em 2030.

A Bondalti vai passar a fornecer tecnologia e engenharia para a exploração de biogás gerado nas instalações de tratamento de águas residuais. Empresa do Grupo José de Mello prevê faturar dez milhões de euros já este ano.

A nova área de negócio nasce dentro da Bondalti Water. Antonio Alonso, administrador executivo, afirma, citado em comunicado, que a nova divisão vem reforçar a capacidade da empresa para “entregar soluções ao longo de todo o ciclo da água, desde as águas de processo industrial ao tratamento de efluentes, incluindo, agora, a produção de biogás”.

A empresa não adianta o investimento realizado para o lançamento do novo negócio, mas indica ao ECO que estima faturar dez milhões já este ano e chegar aos 30 milhões por ano em 2030.

A Bondalti acredita que o mercado ibérico tenha um potencial para mais de 2.500 instalações de biogás. Em Espanha, 40% do atual consumo pode ser substituído por biogás, refere o comunicado. Em Portugal, o Plano de Ação para o Biometano (PAB) estima que o país possa substituir quase 10% do consumo de gás natural por biometano, percentagem que chegará aos 18,6% em 2040.

A empresa irá recorrer a uma tecnologia própria, denominada Multi-AD, já instalada nas Bodegas AGE, em Espanha). Segundo a Bondalti Water, permite reduzir a contaminação em águas residuais em mais de 90%, diminuir o consumo de eletricidade em processos de depuração e o custo de gestão de lamas em cerca de 80%. A tecnologia produz, além disso, biogás com um teor de metano de alta qualidade.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Bondalti Water avança para o negócio do biogás

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião