Pedro Nuno Santos acusa Montenegro de falta de sentido de Estado nas negociações do OE

  • Joana Abrantes Gomes
  • 14:16

Líder socialista diz ainda que, ao contrário do que diz o Governo, o PS não é o parceiro preferencial nas negociações do Orçamento, tendo em conta as reuniões de Montenegro com a IL e o Chega.

O secretário-geral do PS acusou esta terça-feira o primeiro-ministro, Luís Montenegro, de falta de “sentido de Estado” e de “vontade de criar um bom ambiente” para viabilizar o Orçamento do Estado para 2025 (OE2025).

O primeiro-ministro, em vez de revelar sentido de Estado e vontade de criar um bom ambiente para viabilizar o Orçamento, temos visto o contrário“, atirou Pedro Nuno Santos, em declarações transmitidas pela RTP3 durante uma visita a Mangualde, um dos municípios afetados pelos incêndios da última semana.

O líder da oposição avisa que, por isso, não se pode depois concluir que os socialistas sejam os culpados em caso de chumbo do documento no Parlamento, pois “o PS não tem interesse nenhum em que o Orçamento do Estado seja inviabilizado“.

Pedro Nuno Santos espera, ainda assim, que o atual “clima de hostilidade” mude até à reunião agendada com Luís Montenegro para sexta-feira, dia 27 de setembro. “Em vez de olharmos para o PS como o elemento que não quer viabilizar o Orçamento, temos mesmo é de olhar para o Governo, que é quem tem desde logo a primeira responsabilidade de procurar condições para viabilizar o Orçamento que vai apresentar”, afirmou, apontando que “não se constrói um bom ambiente negocial” com “intervenções como as que se fizeram ontem [no Conselho Nacional] ou o comunicado no domingo”.

“A não ser que, querendo viabilizar o OE2025, não seja com o PS”, ressalva o secretário-geral socialista, numa referência aos encontros do chefe do Governo com os líderes da Iniciativa Liberal e do Chega, na segunda-feira. Para Pedro Nuno Santos, ao contrário do que foi sendo dito, o PS não é o “parceiro preferencial” para negociar uma viabilização do Orçamento, visto que o Executivo “está a procurar outras vias”.

O líder do PS sublinha que o “foco” do partido é “conseguir que o Orçamento do Estado seja melhor do que o que Governo quer fazer”, substituindo “medidas que são muito caras e injustas” por “medidas que resolvem problemas aos portugueses”, como nas áreas da Saúde e da Habitação.

“Em matéria do Orçamento, estamos meses e meses a discutir a sua viabilização ou não, e o mais importante é sabermos se vamos ter ou não um bom Orçamento. O PS contribuirá para melhorá-lo e esperamos que o Governo não diga que não a propostas que vão ser muito boas para os portugueses“, reiterou Pedro Nuno Santos.

(Notícia atualizada às 14h32)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Pedro Nuno Santos acusa Montenegro de falta de sentido de Estado nas negociações do OE

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião