Presidente do Turismo de Portugal destaca “importância do Alojamento Local fora das grandes cidades”
No primeiro congresso nacional da Associação do Alojamento Local em Portugal, Carlos Abade reforça que "é incontornável a importância do Alojamento Local na oferta da atividade turística em Portugal".
Portugal não é só Porto e Lisboa e o presidente do Turismo de Portugal considera que o “Alojamento Local (AL) contribui para atrair e fixar turistas nacionais e estrangeiros em outras localizações“. Carlos Abade reforça que o setor tem um “papel fundamental” para combater a regionalização.
“O desafio que Portugal tem é estender o turismo ao longo de todo o ano, mas também ao longo de todo o território. Sabemos a importância que o Alojamento Local tem fora das grandes cidades”, afirma Carlos Abade no primeiro congresso nacional da Associação do Alojamento Local em Portugal (ALEP), que decorre esta terça e quarta-feira na Alfândega do Porto. Para o presidente do Turismo de Portugal “este é tipo de oferta turística que permite a retenção dos turistas nesses locais”, numa altura que a taxa extraordinária sobre o Alojamento Local foi revogada.
O presidente do Turismo Porto e Norte, Luís Pedro Martins, recorda que “não existem hotéis em todo o lado” e que “existem concelhos na região Norte que não conseguiam reter turistas se não fosse o Alojamento Local”, numa altura que o turismo bateu recordes e já ultrapassou os níveis pré-pandemia.
Carla Salsinha, presidente da Entidade Regional de Turismo de Lisboa, dá exemplos práticos e recorda que “se não fosse o Alojamento Local não existia a capacidade turística em Mafra e Ericeira”.
André Gomes, presidente do Turismo do Algarve, contabiliza que a região algarvia “tem 40 mil registos de Alojamento Local” e reitera que este tipo de alojamentos são uma ferramenta para “potenciar o interior” e dar ao conhecer aos turistas que o Algarve não é só sol e praia”.
O ano passado, o peso do alojamento local nas dormidas nacionais rondou os 42%, ao invés dos 15%, reportados pelo Instituto Nacional de Estatística (INE). O valor representa uma diferença de 36,3 milhões de dormidas face ao valor real, de acordo com o estudo “A Perceção do Valor do Turismo em Portugal”, apresentado esta terça-feira no congresso nacional da Associação do Alojamento Local em Portugal.
“É incontornável a importância do Alojamento Local na oferta da atividade turística em Portugal”, conclui Carlos Abade, que sucedeu a Luís Araújo o ano passado.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Presidente do Turismo de Portugal destaca “importância do Alojamento Local fora das grandes cidades”
{{ noCommentsLabel }}