Consórcio investe 18,5 milhões em central de biogás em Monforte

  • Lusa
  • 17:03

As águas ruças - um subproduto da extração do azeite - e o bagaço de azeitona, ambos compostos orgânicos, são produzidos na Migasa e vão ser usados na produção energética de biogás.

Uma central de biogás vai ser construída em Monforte, no distrito de Portalegre, num investimento de 18,5 milhões de euros, devendo a unidade entrar em funcionamento em junho de 2026, divulgou esta terça-feira o presidente da câmara.

De acordo com o autarca, a iniciativa é da responsabilidade de um consórcio formado pela empresa espanhola Migasa, que produz azeite e detém em Monforte uma unidade de secagem de bagaço de azeitona, e pela empresa Capwatt, do grupo Sonae, dedicada às energias renováveis. “É um investimento de 18,5 milhões de euros para dependermos cada vez menos de outros países em termos energéticos. Estamos a falar [da produção] de biogás através de um recurso endógeno que é produzido na Migasa”, disse.

De acordo com Gonçalo Lagem, as águas ruças – um subproduto da extração do azeite – e o bagaço de azeitona, ambos compostos orgânicos, são produzidos na Migasa e vão ser levados para um digestor para a produção energética de biogás. “Resolve também um problema grave que temos em termos ambientais, que é o cheiro a bagaço de azeitona”, frisou. O autarca precisou que, “com a instalação de um filtro na chaminé da unidade de secagem de bagaço de azeitona”, vai ser possível “reduzir ou mesmo eliminar as emissões atmosféricas e o impacto visual negativo associado” à fábrica.

Manifestando-se “otimista e esperançado” em relação a este investimento, o presidente da autarquia insistiu nos benefícios ambientais do projeto. Em declarações à agência Lusa, o presidente do Município de Monforte, Gonçalo Lagem, explicou que o projeto para a produção de biogás deverá criar “entre 12 a 15 postos de trabalho”, estando a ser pensado “há cerca de um ano e meio a dois anos”.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Consórcio investe 18,5 milhões em central de biogás em Monforte

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião