Hoje nas notícias: TAP, Orçamento e confiança nos políticos

  • ECO
  • 10 Outubro 2024

Dos jornais aos sites, passando pelas rádios e televisões, leia as notícias que vão marcar o dia.

Pedro Nuno Santos assinalou outra linha vermelha impeditiva da viabilização do Orçamento do Estado para 2025: a privatização da TAP. Luís Montenegro tem o estatuto de líder partidário mais bem visto pelos portugueses, aumentando a vantagem sobre o secretário-geral do PS no que toca à avaliação de desempenho e continuando à frente do Presidente da República no grau de confiança dos inquiridos. Conheça as notícias em destaque na imprensa nacional esta quinta-feira.

Governo deixa privatização da TAP fora do Orçamento

Além do IRS Jovem e do IRC, Pedro Nuno Santos assinalou outra linha vermelha impeditiva da viabilização do Orçamento do Estado para 2025. O secretário-geral socialista avisou que se o Governo incluir a privatização da TAP na proposta de lei então será certo o voto contra dos socialistas. Mas o ministro da Infraestruturas e da Habitação, Miguel Pinto Luz, garante que o OE2025 terá apenas uma referência formal ao processo de privatização da companhia aérea.

Leia a notícia completa no Público (acesso pago).

Portugueses confiam mais em Montenegro do que em Marcelo

Luís Montenegro tem o estatuto de líder partidário mais bem visto pelos portugueses, segundo uma sondagem da Aximage. Os dados revelam que o primeiro-ministro aumentou a vantagem sobre o secretário-geral do PS no que toca à avaliação de desempenho, e continua à frente do Presidente da República no grau de confiança dos inquiridos. O barómetro revela que Montenegro tem uma vantagem de 29 pontos entre as avaliações positivas e negativas do desempenho nos últimos 30 dias. Já Pedro Nuno Santos deixa de ter saldo positivo, com 49% a fazerem uma avaliação negativa.

Leia a notícia completa no Diário de Notícias (acesso pago).

Venda da TAP também atrai candidatos de fora da Europa

Além das europeias Air France-KLM, IAG e Lufthansa, a venda da TAP está a despertar o interesse de mais empresas fora da Europa. A revelação foi feita pelo secretário de Estado das Infraestruturas, Hugo Espírito Santo, ao jornal espanhol Faro de Vigo, sem avançar detalhes. Apenas assegurou que esperam fechar os detalhes do modelo da privatização ainda este ano. O processo “será desenvolvido, simultaneamente, com conversas com entidades como IAG, Lufthansa, Air France ou outras que estejam disponíveis para fazer uma aposta e entrar nesta corrida”, disse.

Leia a notícia completa no Jornal de Negócios (acesso pago).

Governo já criou mais grupos de trabalho do que Costa em dois anos e meio

Desde que tomou posse, o Governo criou, pelo menos, 32 grupos de trabalho e mais de uma dezena de outras estruturas de missão e coordenação. Em termos comparativos, nos primeiros dois anos e meio, o anterior Governo criou 14 grupos. Comissões para a adoção de estratégias de combate ao assédio nas universidades, estruturas para a transposição de diretivas europeias, e grupos dedicados à gestão de grandes eventos e celebrações culturais ou a definirem orientações são alguns dos exemplos de tipos de grupos de trabalho.

Leia a notícia completa no Público (acesso pago).

Rui Moreira ataca Governo por atraso na videovigilância no Porto

A demora em autorizar o sistema por parte da ministra da Administração Interna, Margarida Blasco, pode levar a que não seja possível avançar com o alargamento da videovigilância no Porto. O alerta é do presidente da Câmara do Porto, Rui Moreira, que sublinhou que o tempo disponível para incluir verbas no orçamento municipal para 2025 está a acabar. O processo de instalação de 117 câmaras de videovigilância nas zonas da Marechal Gomes da Costa, Pasteleira, Pinheiro Torres, Foz do Douro, Asprela e Campanhã está há quase um mês na “mesa” da ministra.

Leia a notícia completa no Jornal de Notícias (acesso pago).

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Hoje nas notícias: TAP, Orçamento e confiança nos políticos

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião