Emissão de Certificados de Aforro duplica no próximo ano
Governo volta a contar com as famílias para financiar o Estado em 2025. Espera emitir perto de seis mil milhões de euros em Certificados de Aforro, o dobro deste ano.
O Governo volta a contar com as famílias para financiar o Estado no próximo ano. Espera, sobretudo, que os Certificados de Aforro voltem a captar o interesse do retalho, pois deverão captar seis mil milhões de euros, o dobro deste ano, compensando a nova fuga que se espera nos Certificados do Tesouro, de acordo com as estimativas que contam na proposta de Orçamento do Estado para 2025.
Em termos líquidos, as famílias deverão emprestar 2,5 mil milhões de euros ao Estado em 2025 e isto depois do contributo negativo de 1,2 mil milhões deste ano.
Para este cenário, o Governo está à espera que os Certificados de Aforro voltem a captar o interesse junto das famílias, a exemplo do que aconteceu em 2022, na expectativa de que os juros dos depósitos baixem e tornem estes certificados novamente atrativos.
Assim, estima emitir 5,968 mil milhões de euros através dos Certificados de Aforro, o dobro do que prevê emitir este ano (2,992 mil milhões), o que, em termos líquidos de resgates, permitirão um financiamento de 3,709 mil milhões.
Em relação aos Certificados do Tesouro, as emissões de 1,477 mil milhões de euros não compensarão as amortizações de 2,686 mil milhões, resultando assim num saldo líquido negativo de 1,208 mil milhões.
Em termos gerais, o financiamento do Estado em 2025 atingirá os 18,132 mil milhões em termos líquidos (que compara com os 7,751 mil milhões em 2024), que será assegurado sobretudo por via da emissão de Obrigações do Tesouro (10,3 mil milhões líquidos) e de Bilhetes do Tesouro (9,127 mil milhões líquidos).
O Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) terá um contributo de 843 milhões de euros.
Quanto às amortizações, o Estado terá um reembolso de 1,525 mil milhões de euros para fazer junto do Fundo Europeu de Estabilidade Financeira (FEEF), devidos por conta do resgate da troika em 2011 e outros mil milhões relativos às Obrigações do Tesouro de Rendimento Variável (OTRV).
(Notícia atualizada às 17h01)
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Emissão de Certificados de Aforro duplica no próximo ano
{{ noCommentsLabel }}