Três perguntas que deve fazer numa entrevista de trabalho
Habitualmente, as perguntas ficam do lado do entrevistador mas, para Jeff Reynar, diretor de engenharia do Facebook, há três perguntas que o entrevistado pode e deve fazer.
Numa entrevista de trabalho é habitual que as perguntas sejam sempre postas pelo entrevistador, o representante da instituição para a qual o entrevistado se está a candidatar. Esta conversa com apenas uma direção, que por vezes se transforma num interrogatório, poderá não ser o suficiente para que o candidato mostre todas as suas competências.
Em entrevista ao Business Insider, Jeff Reynar, diretor de engenharia e responsável dos escritórios de Nova Iorque da tecnológica Facebook, afirmou que é positivo que, em determinada parte da entrevista, seja o candidato a tomar as rédeas da mesma e que seja ele próprio a colocar algumas perguntas ao seu potencial patrão.
“Pode virar o processo de entrevista de pernas para o ar e perguntar à pessoa que o está a entrevistar o que é que ela já fez, em que é que ela já trabalhou e o que aprendeu no processo”, explicou Reynar. “É uma boa maneira de perceber se encaixa ali e se vai ter a experiência de que está à procura.”
Esta tomada de posição mostra que o candidato está confiante no caminho que quer seguir e nas funções que quer desempenhar e que consegue discernir se a empresa é o sítio correto para crescer. Reynar propõe também outras perguntas:
- Há mais pessoas que frequentaram a minha universidade a trabalhar aqui? Posso falar com elas?
- Poderei mudar de função daqui a alguns anos, após ter tido sucesso na primeira que tenha desempenhado?
- Quanto tempo é que as pessoas ficam neste escritório? Há pessoas a mudarem de escritório para escritório?
O diretor de engenharia da Facebook analisa entre 50 a 100 currículos de diferentes áreas durante um ano e considera que a entrevista, para além de se tratar do processo de uma empresa a escolher o candidato, tem de ser também o de o candidato escolher a empresa.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Três perguntas que deve fazer numa entrevista de trabalho
{{ noCommentsLabel }}