EDP tenta fusão para crescer. Britânica SSE rejeita proposta
Uma fusão entre as duas empresas daria origem a uma das maiores energéticas na Europa, indica a Reuters, com uma capitalização avaliada em mais de 44 mil milhões de euros.
A energética portuguesa EDP terá proposto à sua par britânica, SSE, uma fusão, avança a Reuters esta terça-feira. No entanto, as conversações “não progrediram” para além de junho, de acordo com três fontes próximas do negócio, citadas pela agência de notícias.
A fusão teria resultado numa das maiores energéticas da Europa, dado que o valor de mercado combinado destas duas empresas ultrapassa os 44 mil milhões de dólares. Ainda assim, ficaria aquém das líderes no Velho Continente, Iberdrola e Enel, assinala a Reuters.
De acordo com a agência de notícias britânica, a EDP fez uma aproximação antes do verão. Em maio, o CEO da EDP, Miguel Stilwell d’Andrade, terá iniciado discussões com o CEO e com o chairman da par britânica, Alistair Philip Davies e John Manzoni, respetivamente.
No entanto, a gestão da SSE terá declinado a proposta, preferindo focar-se apenas no seu próprio crescimento, isoladamente. As conversações terão terminado em junho, de acordo com uma das fontes. Nenhuma das empresas envolvidas quis comentar, quando contactadas pela Reuters. A publicação britânica afirma que “não é claro” se a proposta da EDP poderá voltar a estar em cima da mesa.
Esta notícia surge depois de o jornal espanhol Cinco Días ter avançado que, também durante este verão, foi também discutida uma fusão entre a Naturgy e a EDP. De acordo com os dados do LSEG, as fusões e aquisições no setor da energia estão com uma dinâmica forte este ano, somando já 110 mil milhões a nível global (até 24 de setembro), 43,5% do registado no período homólogo.
(Notícia atualizada às 15:52)
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
EDP tenta fusão para crescer. Britânica SSE rejeita proposta
{{ noCommentsLabel }}