Galp “sem pressa” para decidir refinaria de lítio face a mercado “desafiante”
O CEO da petrolífera, Filipe Silva, fala em condições de mercado "desafiantes" de momento. Empresa apresentou esta segunda-feira o maior lucro de sempre nos primeiros nove meses do ano.
O CEO da Galp, Filipe Silva, afirma que a empresa “não tem pressa” para tomar uma decisão final de investimento em relação à refinaria de lítio em Portugal, numa altura em que se vê perante condições de mercado “muito, muito desafiantes”.
O líder da petrolífera falou esta segunda-feira com os analistas, por chamada telefónica, no rescaldo da apresentação de resultados do terceiro trimestre. “Muito trabalho foi feito e ainda está a ser feito. É justo dizer que o mercado está muito, muito desafiante à medida que falamos. Portanto, não há pressa em tomar uma decisão final de investimento até que tenhamos o retorno apropriado em relação ao projeto”, afirmou.
Filipe Silva acrescentou ainda que a capacidade de minerar lítio em Portugal é motivo de preocupação. É necessário que existam certezas sobre se o lítio português será “parte da equação”, sendo que de momento os projetos “parecem estar atrasados”.
O orçamento do projeto para criar uma refinaria de lítio em Setúbal quase duplicou para 1,3 mil milhões de euros entre 2022 e este ano, e a entrada em operação resvalou para 2028, de acordo com o estudo de impacte ambiental que esteve em consulta pública.
O financiamento tem sido um dos entraves, depois de a petrolífera ter desistido dos 11 milhões que eram assegurados pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), por “incompatibilidade do cronograma de execução com os prazos exigidos”, justificou a empresa. Está agora sob avaliação a possibilidade de obter financiamento do novo sistema de incentivos a investimentos em setores estratégicos de mil milhões de euros, lançado pelo Governo de António Costa em outubro do ano passado. Em abril deste ano, a Galp já havia abandonado a agenda mobilizadora destinada a criar uma cadeia de valor de baterias de lítio em Portugal.
(Notícia atualizada às 12h30 com mais informação)
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Galp “sem pressa” para decidir refinaria de lítio face a mercado “desafiante”
{{ noCommentsLabel }}