Montepio acelera 10% à espera da Santa Casa

Os títulos do banco mutualista aceleram após o aumento de capital de 250 milhões de euros totalmente subscrito pelo único acionista. E isto antes de instituição abrir o capital a outros investidores.

A Caixa Económica Montepio Geral é um dos destaques da bolsa nacional. As unidades do fundo de participação do banco mutualista chegaram a acelerar cerca de 10% durante a manhã, depois de na sexta-feira passada a instituição ter anunciado um aumento de capital de 250 milhões de euros totalmente subscrição pela Associação Mutualista. Isto numa altura em que está a ser negociada a entrada no capital por parte da Santa Casa.

Os títulos do Montepio Geral estão a valorizar 3,94% para 0,501 euros, estando a valer praticamente metade do que valiam aquando da entrada em bolsa. Mas durante a manhã, estes títulos já dispararam 9,54%. Ajudam assim o principal índice português a alcançar ganhos de 0,39% para 5.172,94 pontos.

O comportamento do banco segue-se aos anúncios feitos na tarde de sexta-feira, após o fecho dos mercados. Desde logo o aumento de capital de 250 milhões de euros, totalmente subscrito pelo único acionista, a Associação Mutualista, “para acabar com as dúvidas”, conforme afirmou José Félix Morgado ao ECO. Félix Morgado adiantou que este reforço foi uma exigência do Banco de Portugal e vai permitir elevar os rácios da Caixa Económica para o “nível dos demais bancos do sistema com melhores rácios de capital”.

Ao mesmo tempo, foi anunciado um memorando de entendimento entre a Associação Mutualista Montepio Geral e a Santa Casa da Misericórdia de Lisboa para “estabelecer uma parceria entre as entidades no âmbito do desenvolvimento nacional da economia social”, abrindo a porta à entrada da Santa Casa no capital do Montepio.

Tratam-se de desenvolvimentos que surgem em vésperas de as unidades de participação do fundo da Montepio Geral se transformarem em ações, no âmbito da passada caixa económica a uma sociedade anónima aprovada em maio passado e que vai permitir a entrada de novos acionistas. Santana Lopes, o Provedor da Santa Casa, diz que só entra no capital no âmbito de um processo de todo o setor social.

Evolução dos títulos do Montepio

 

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Montepio acelera 10% à espera da Santa Casa

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião