Indústria das aplicações móveis valerá 6,3 biliões de dólares em 2021

  • Juliana Nogueira Santos
  • 13 Julho 2017

Um estudo da App Annie conclui que em apenas cinco anos a indústria das aplicações móveis vai quase quintuplicar de valor. E as horas que passamos com o smartphone na mão também...

Já se terá apercebido do tempo que passa a utilizar o seu smartphone e da quantidade de aplicações que cabem num minuto de utilização, mas alguma vez pensou em que montantes é que esse tempo se traduz? A App Annie, uma empresa de análise de dados relativos às aplicações móveis, fez as contas a esta indústria que cabe nos nossos bolsos e chegou a um número: 1,3 biliões de dólares.

Mas os valores são ainda mais impressionantes quando pensamos a longo prazo: se todas as variáveis que mantiverem constantes até 2021, esta chegará a valer 6,3 biliões de dólares. Só os Estados Unidos da América, a União Europeia e a China ultrapassam, em termos de Produto Interno Bruto, as previsões da empresa para este mercado em expansão.

Biliões de horas de polegar em riste

As previsões alargam-se também ao que diz respeito ao universo de utilizadores e ao tempo que estes passam de polegares em riste. Por entre ferramentas sociais, de navegação ou de serviços diversos, atualmente o universo de utilizadores é de 3,4 mil milhões de pessoas, prevendo-se que daqui a cinco anos este duplique de tamanho e passe a ser de 6,3 mil milhões. Isto equivale a um valor anual de despesa que aumenta dos 379 para os 1.008 dólares por pessoa.

Quanto ao tempo passado a usar as diversas aplicações móveis, atualmente é de 1,6 biliões de horas. No período analisado pela App Annie prevê-se que este aumente para 3,5 biliões de horas.

Cada interação traduz-se em lucro

Ainda assim, as interações dos utilizações traduzem-se em lucros de diferentes maneiras. A App Annie distinguiu três tipos diferentes de interações, sendo eles as compras nas lojas de aplicações, as receitas dos anúncios e as transações dentro das aplicações. Assim, é o terceiro tipo de interação que mais dinheiro traz às empresas, com os utilizadores a gastarem 1,18 biliões de dólares em compras nas aplicações.

A publicidade dentro das aplicações rende 72,4 mil milhões de dólares, enquanto as descargas nas lojas — como a Google Play ou a iOS App Store — rendem 61 mil milhões. Os números para 2021 são exponencialmente maiores, com as transações nas aplicações a valerem 6 biliões de dólares, os anúncios 202,1 mil milhões e as descargas 139 mil milhões.

Este cenário é ideal para a proliferação deste tipo de transações, numa altura em que a popularidade de serviços como a Uber, o home banking e as fintech se encontra em sentido ascendente. Com o aumento de utilizadores, espera-se que as empresas invistam cada vez mais em aplicações e em inovações neste campo. Não são só os consumidores que ficam a ganhar.

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