Vendas a retalho na zona euro sobem mais do que o esperado

  • ECO
  • 5 Julho 2017

Vendas de combustíveis, mas também de roupas e sapatos, justifica o aumento maior do que o esperado das vendas a retalho na zona euro. subida homóloga foi de 2,6%, revela o Eurostat.

As vendas a retalho aumentaram mais do que o esperado em maio, graças ao impulso dado pelas vendas de combustíveis, mas também de roupas e sapatos, revelam os dados divulgados esta quarta-feira pelo Eurostat.

O volume das vendas a retalho na zona euro aumentou 0,4% em maio face a abril e 2,6% em termos homólogos, enquanto na União Europeia cresceu 0,2% e 2,6%, respetivamente, avança o Eurostat. Este desempenho é superior às previsões da poll de 27 economistas da Reuters que apontavam, em média, para um aumento mensal de 0,3% e homólogo de 2,3%.

De acordo com as estimativas divulgadas esta quarta-feira pelo gabinete oficial de estatísticas da União Europeia, que não tem dados para Portugal relativamente a maio, a subida de 0,4% das vendas a retalho verificada em maio no espaço da moeda única face ao mês anterior deveu-se, sobretudo, às subidas de 1,2% na venda de combustível e de 0,3% no setor não-alimentar. Este desempenho é diferente ao registado em abril, mês em que a subida das vendas a retalho se deveu, sobretudo, à alimentação e bebidas, mas também ao tabaco. Em maio, os consumidores gastaram menos nestas categorias.

Na variação em cadeia, e entre os países sobre os quais há dados disponíveis, as maiores subidas tiveram lugar na Roménia (+4,3%), Lituânia (1,8%) e Hungria (1,7%), enquanto em termos homólogos os maiores aumentos ocorreram na Roménia (14%), Eslováquia (7,9%), Irlanda e Eslovénia (ambas com 7,7%).

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Vendas a retalho na zona euro sobem mais do que o esperado

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião