Produção pode cair nos EUA. Petróleo sobe quase 2%

  • Rita Atalaia
  • 6 Julho 2017

Depois de quedas de perto de 4% na quarta-feira, as cotações do "ouro negro" estão subir. Os analistas projetam que serão divulgados dados que vão revelar uma descida das reservas de energia nos EUA.

O petróleo está a recuperar. As cotações do “ouro negro” regressaram ao verde, animadas pela perspetiva de que serão divulgados dados durante a sessão desta quinta-feira que vão revelar uma diminuição da produção nos EUA. Na quarta-feira, as cotações da matéria-prima caíram mais de 3%, para perto dos 45 dólares por barril, depois de a Rússia ter dito que se opõe a qualquer proposta da Organização dos Países Exportadores de Petróleo para agravar os cortes na produção.

Em Londres, o contrato Brent, a referência para as importações nacionais, acelera 1,46% para 48,49 dólares por barril. Também o contrato WTI, negociado em Nova Iorque, soma 1,55% para 45,84 dólares.

Brent valoriza quase 2% após queda expressiva

Bloomberg (valores em dólares)

Esta subida antecede a divulgação dos dados do Departamento de Energia dos EUA sobre as reservas de petróleo. Segundo a Bloomberg, os analistas estão otimistas de que o departamento vai revelar uma diminuição das reservas, o que está a impulsionar as cotações do “ouro negro”. Isto numa altura em que a produção norte-americana continua a limitar os esforços da OPEP para reduzir o excesso de petróleo que há no mercado.

Esta recuperação acontece depois de os preços terem caído 4% nos mercados internacionais, afastando-se do patamar dos 50 dólares. As autoridades russas disseram que querem manter o atual acordo estabelecido no final de novembro com a OPEP, mas consideram que qualquer corte adicional na produção transmitirá uma mensagem errada aos mercados. E, nesse sentido, opõem-se a qualquer agravamento na redução da produção.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Produção pode cair nos EUA. Petróleo sobe quase 2%

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião