Bruxelas levantou mais sete mil milhões nos mercados para financiar bazuca. Procura superou largamente a oferta

Procura por obrigações verdes a 18 anos superou 27 vezes a oferta ao atingir 80 mil milhões. Emissão pagou juros de 3,26%. Obrigações a sete anos pagaram taxa de 2,719% e procura foi sete vezes maior.

A Comissão Europeia levantou terça-feira sete mil milhões de euros em obrigações na décima operação sindicalizada realizada em 2024, dos quais três mil milhões de euros foram obrigações verdes NextGenerationEU.

A operação, que tem por objetivo financiar a bazuca europeia, dividiu-se em duas parcelas: os três mil milhões de euros em obrigações verdes vencem a 4 de fevereiro de 2043 e pagam uma taxa de juro de 3,26%. A procura por estes títulos a 18 anos superou 27 vezes a oferta ao atingir 80 mil milhões de euros, avança a Comissão em comunicado esta quarta-feira.

A outra parcela de obrigações foi emitida com um prazo de sete anos (vencem a 4 de dezembro de 2031) e ascendeu a 4 mil milhões de euros com uma taxa de 2,719%. Também aqui o apetite do mercado foi superior ao montante oferecido: a procura superou 17 vezes a oferta, ascendendo a 66 mil milhões de euros.

Todos os empréstimos da UE são garantidos pelo orçamento comunitário e as contribuições para o orçamento constituem uma obrigação jurídica incondicional para todos os Estados-membros ao abrigo dos Tratados da UE e isso ajuda a explicar o apetite dos investidores.

As verbas levantadas são utilizadas para financiar o NextGenerationEU, a bazuca, e o apoio à Ucrânia, bem como projetos verdes nos Planos Nacionais de Recuperação e Resiliência (PRR) dos Estados-membros.

Até agora, a Comissão já levantou cerca de 60 mil milhões de euros do objetivo total de financiamento de 65 mil milhões para o segundo semestre deste ano. Mas, em termos globais, a Comissão já emitiu 426,58 mil milhões em obrigações, sendo que desse montante “262 mil milhões já foram pagos aos Estados-membros no âmbito do Mecanismo de Recuperação e Resiliência e NextGenerationEU”, revela o mesmo comunicado.

Foram ainda “atribuídos mais 67 mil milhões a outros programas da UE, que beneficiam do financiamento do NextGenerationEU. Além disso, até à data, foram desembolsados mais de dez mil milhões de euros à Ucrânia” este ano, mas o objetivo é financiar até 33 mil milhões de euros em empréstimos à Ucrânia entre 2024 e 2027. Um apoio que complementa os 18 mil milhões desembolsados a Kiev ao abrigo do programa Política de Assistência Financeira em 2023.

A diferença entre o montante emitido e pago aos Estados-membros é explicado pela Comissão pela participação em operações de gestão de liquidez a curto prazo para atenuar as futuras necessidades de financiamento.

A dívida total da UE ascende agora a 596,46 mil milhões. A próxima operação no calendário indicativo de emissões da UE é um leilão de títulos da UE a 25 de novembro.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Bruxelas levantou mais sete mil milhões nos mercados para financiar bazuca. Procura superou largamente a oferta

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião