Santos Silva: Membros do Governo são sempre “precários”

  • ECO
  • 8 Julho 2017

Em duas entrevistas, o ministro dos Negócios Estrangeiros diz que remodelações nos governos são normais, mas elogiou a "lição" dada por Urbano de Sousa ao "não fugir às responsabilidades".

Augusto Santos Silva vê como “normais” as remodelações de Governo, segundo disse em entrevista ao Expresso, mas assinalou que todos os membros do Governo “sem exceção” são ministros “excelentes”. Ao Diário de Notícias e à TSF, o ministro dos Negócios Estrangeiros que chefia o Governo durante as férias de António Costa elogiou ainda a colega da Administração Interna, que entre pedidos de demissão não “foge às responsabilidades”.

Ao Expresso, o ministro cujo período à frente do Governo termina este sábado assinalou que este é um “momento muito difícil” para o Executivo, mas sem ser catastrofista. “A vida de um Governo é feita de vitórias e derrotas”, disse, e juntou que as sondagens não o assustariam: “Não interessa nada se as pessoas estão mais zangadas ou se somos mais ou menos populares”.

Questionado sobre a possibilidade de remodelações, respondeu com naturalidade: “Fazem parte da vida política. Por alguma razão, os ingleses chamam-lhe refrescamento”. E acrescentou que “qualquer membro do Governo é precário”, por definição.

Ao Diário de Notícias e à TSF, Augusto Santos Silva manteve o mesmo tom. Afirmou que Constança Urbano de Sousa, ministra da Administração Interna, está “a dar uma lição a toda a gente por não fugir às responsabilidades”, embora tenha voltado a reforçar que qualquer ministro pode estar sujeito a sair do Governo. Para o ministro dos Negócios Estrangeiros, Constança Urbano de Sousa está a “permanecer no posto de comando, fazer o que alguém nesse posto tem de fazer nestas circunstâncias”.

 

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Santos Silva: Membros do Governo são sempre “precários”

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião