130 sucursais do BCP “entram” nas comunidades de energia da EDP e reforçam energia verde
Toda a energia dos serviços centrais do banco já tem origem em fontes renováveis, o que agora também acontecerá com 30% das suas sucursais.
Mais de 130 sucursais do BCP serão integradas nas comunidades de energia que a EDP está a desenvolver por todo o país, informa a empresa de energia num comunicado enviado esta quinta-feira às redações.
Este projeto de descarbonização junta-se às centrais solares que já estão em operação no principal centro de coordenação do BCP, também instaladas pela EDP. Para as mais de mais de 130 sucursais do banco que não têm capacidade exterior para instalar painéis solares para autoconsumo, que representam 30% do total, vão ser integradas em comunidades de energia que estão a ser desenvolvidas pela energética.
Os produtores da energia das comunidades solares são pequenas e médias empresas que terão uma poupança de até 60% na energia que consumirem destes projetos. Também as sucursais do BCP podem desta forma contribuir para a transição energética do país e ter uma poupança no consumo mensal de eletricidade.
“Toda a energia dos serviços centrais do banco já tem origem em fontes renováveis, sendo uma grande parte gerada pelas centrais fotovoltaicas instaladas nas nossas instalações do TagusPark. Através desta parceria com a EDP acrescentamos mais de 130 sucursais que não podem ter painéis solares próprios, reforçando o contributo do banco no propósito comum de descarbonização,” salienta Miguel Maya, presidente da Comissão Executiva do BCP, citado no comunicado.
Prevê-se que estas comunidades de energia forneçam anualmente cerca de 1,8 gigawatts-hora (GWh) de energia solar às agências do BCP e que esta energia seja suficiente para abastecer o consumo de praticamente todos os locais abrangidos por esta parceria, durante as horas de sol. Esta energia limpa vai permitir evitar a emissão de mais de 648 toneladas de CO2 por ano, que seriam emitidas para produzir a mesma quantidade de eletricidade a partir de fontes poluentes.
“A colaboração é essencial para o nosso sucesso coletivo na construção de um futuro mais sustentável, onde todos têm um papel e benefício direto no combate às alterações climáticas”, destaca, por seu lado, Vera Pinto Pereira, administradora da EDP e CEO da EDP Comercial.
A EDP, que cria comunidades desde 2020, tem cerca de 4.440 comunidades já contratadas com clientes, com um potencial de adicionarem mais de 150 megawatts-pico de capacidade solar a Portugal e de partilharem benefícios com até 110 mil vizinhos.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
130 sucursais do BCP “entram” nas comunidades de energia da EDP e reforçam energia verde
{{ noCommentsLabel }}