PGR: Secretários de Estado vão ser constituídos arguidos

Os secretários de Estado da Internacionalização, dos Assuntos Fiscais e da Indústria demitiram-se no domingo. São suspeitos do crime de recebimento indevido de vantagem.

Jorge Costa Oliveira, Fernando Rocha Andrade e João Vasconcelos, os três secretários de Estado que pediram exoneração de funções na sequência do caso das viagens aos jogos do Euro 2016, vão ser constituídos arguidos, um pedido que foi feito pelos próprios. A decisão foi comunicada, esta manhã, pelo Ministério Público, em comunicado enviado às redações.

“O Ministério Público determinou a constituição como arguidos de três secretários de Estado agora exonerados (Internacionalização, Assuntos Fiscais e Indústria), estando em curso diligências para a concretização desse despacho“, refere a Procuradoria-Geral da República, em comunicado.

O processo investiga as “viagens, refeições e bilhetes para diversos jogos da seleção nacional no Campeonato Europeu de Futebol de 2016”, que foram oferecidos pela Galp aos três secretários de Estado.

“Em causa estão factos suscetíveis de integrarem a prática de crimes de recebimento indevido de vantagem, previstos na Lei dos Crimes de Responsabilidade de Titulares de Cargos Políticos”, explica a PGR.

Para já, foram constituídos três arguidos: um chefe de gabinete, um ex-chefe de gabinete e um assessor governamental. Segundo o Expresso, dois destes arguidos serão Vítor Escária, assessor do primeiro-ministro, e Bezerra da Silva, chefe de gabinete de Rocha Andrade.

Notícia atualizada pela última vez às 12h48.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

PGR: Secretários de Estado vão ser constituídos arguidos

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião