Apple investe 800 milhões de euros em novo data center na Europa

A fabricante do iPhone anunciou que vai construir um segundo data center na Dinamarca, num investimento que vai ultrapassar os 800 milhões de euros. Vai funcionar totalmente com energias limpas.

A Apple vai construir um novo centro de dados na Dinamarca totalmente alimentado por energia renovável, que será o segundo da fabricante do iPhone no país. Um centro de dados, também chamado de data center, é como um grande armazém com servidores onde as empresas tecnológicas correm os seus serviços e armazenam dados dos mesmos e também dos clientes. Segundo a Reuters, o investimento deverá ultrapassar os 800 milhões de euros.

O anúncio da Apple foi feito esta segunda-feira, numa altura em que também o Facebook tem planos para construir um novo centro deste género naquele país do norte da Europa, que será o terceiro data center da rede social fora dos Estados Unidos. Quanto aos planos da Apple, a ideia é ligar a ficha no segundo trimestre de 2019, para reforçar a operacionalidade de serviços como a iTunes Store, a App Store, o iMessage e a Siri na Europa.

“Estamos entusiasmados por expandirmos as operações de data center na Dinamarca, e por investirmos em novas fontes de energia limpa. As instalações projetadas para Aabenraa [cidade no sul da Dinamarca, onde será instalado o novo centro], como todos os nossos data centers, irão funcionar com 100% de energia renovável desde o primeiro dia, graças às novas fontes de energia limpa que estamos a explorar”, disse Erik Stannow, gestor da Apple na Dinamarca, em declarações à agência.

Importa referir que o data center que a Apple já tem na Dinamarca, em Viborg, ainda não começou a funcionar. Deverá ser ligado à rede mais para o final deste ano. Há ainda outro projeto para um centro deste género em Athenry, na Irlanda, que foi anunciado em 2015 e ainda não começou a ser construído, salienta a Reuters. De acordo com a agência noticiosa, a Dinamarca tem vindo a produzir abundantemente energia de fontes limpas, tais como o vento e a biomassa.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Apple investe 800 milhões de euros em novo data center na Europa

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião