CP com mais lugares na Linha do Sado
Comboios da CP passam a ter mais lugares sentados e em pé. Circulação da Fertagus entre Lisboa e Setúbal passa a fazer-se de 20 em 20 minutos.
A Península de Setúbal passa a contar a partir de terça-feira, dia 17, com mais lugares e horários nos comboios da CP e Fertagus, anunciou esta segunda-feira o Ministério das Infraestruturas e Habitação, que antecipa uma “redução dos tempos de espera e comboios menos lotados”.
Na Linha do Sado, a CP passa a disponibilizar mais 52 lugares sentados e 169 lugares em pé, um aumento de 52% em carga normal. Em situações excecionais de pico de procura poderá ascender a 330 lugares (carga máxima – 5 pax/m2), mais 62% do que a oferta atual.
Os comboios passam a ter três portas de acesso, facilitando o embarque e desembarque, acrescenta o Ministério das Infraestruturas, em comunicado. Uma alteração que deverá significar uma melhoria dos índices de pontualidade.
A circulação de comboios da Fertagus na linha entre Lisboa e Setúbal vai passar a fazer-se todos os dias de 20 em 20 minutos, mesmo fora da hora de ponta, como já tinha sido anunciado pelo presidente da câmara da cidade sadina. “Ao todo, 14 estações beneficiam do aumento de horários, decorrente do alargamento do contrato de concessão da Fertagus até 31 março de 2031”, informa o comunicado. A alteração traduz-se num crescimento em 73% dos lugares oferecidos aos dias úteis e em 172% aos fins de semana.
A circulação para Coina manterá uma frequência de comboios de dez em dez minutos nas horas de ponta e de 20 em 20 nos restantes horários.
“Mais frequência de comboios e mais lugares disponíveis representam ganho de tempo diário. Proporcionar mais qualidade de vida às populações é uma forma de atraí-las e fidelizá-las no uso dos transportes públicos”, afirma Miguel Pinto Luz, citado na nota enviada às redações.
“Na Linha do Sado, é particularmente importante o aumento da capacidade dos comboios, uma vez que é utilizada pela população estudantil, e é sobretudo nos jovens que queremos enraizar o hábito do uso dos transportes públicos”, acrescenta.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
CP com mais lugares na Linha do Sado
{{ noCommentsLabel }}