Exclusivo Governo espera fechar novo aeroporto com a ANA em fevereiro

Calendário interno do Executivo aponta para a aprovação até ao fim de fevereiro da resolução que mandata a ANA a apresentar a candidatura formal à construção do aeroporto Luís de Camões.

Miguel Pinto Luz, ministro das Infraestruturas, Thierry Ligonnière, CEO da ANA, José Luís Arnaut, chairman da ANA, Joaquim Miranda Sarmento, ministro das Finanças, Hugo Espírito Santo, secretário de Estado das Infraestruturas, e João Jesus Caetano, presidente do Instituto da Mobilidade e dos Transportes, com a imagem do projeto do aeroporto Luís de Camões, no Campus XXI. ANDRÉ KOSTERS/LUSAANDRÉ KOSTERS/LUSA

 

A ANA entregou esta terça-feira o Relatório Inicial do aeroporto Luís de Camões, com a primeira estimativa dos custos, as especificações do projeto e o modelo de financiamento. O Governo tem agora 30 dias para responder à ANA se pretende que esta avance com a candidatura formal à construção, período em que o Executivo negociará ajustes à proposta com a concessionária.

A aprovação em Conselho de Ministros da resolução que mandata a ANA a preparar a candidatura à construção da infraestrutura no Campo de Tiro de Alcochete deverá avançar até ao final de fevereiro, segundo o calendário interno do Executivo, apurou o ECO.

O extenso relatório que o Governo recebeu da ANA, realizado em apenas seis meses, é apenas o primeiro passo formal. A concessionária terá de preparar uma candidatura completa, que incluirá um conjunto alargado de documentos, como o Relatório das Consultas, o Relatório sobre o Local Selecionado, um Estudo de Impacte Ambiental, o Relatório Técnico e o Relatório Financeiro. Dispõe de três anos, calendário que o ministério das Infraestruturas pretende encurtar.

Entregue a candidatura, o Executivo, este ou já outro, terá 90 dias para decidir se a construção do aeroporto é mesmo para avançar nos moldes propostos.

Governo terá de negociar extensão do contrato com Bruxelas

Nem o Governo nem a ANA, que é detida pela francesa Vinci, quiseram revelar os custos da obra, o modelo de financiamento ou o prazo de construção, mas segundo o ECO apurou o valor estimado é um pouco acima dos 8.000 mil milhões, para a construção de duas pistas, com um terminal de passageiros no meio com capacidade para 75 mangas.

O Relatório Inicial sobre o novo aeroporto, entregue esta terça-feira pela ANA ao Governo, prevê que o novo aeroporto seja financiado através da alteração das taxas aeroportuárias e a extensão do contrato de concessão.

A extensão do contrato é uma das formas de financiamento do novo aeroporto previstas no contrato de concessão, que atualmente termina em 2062. O alargamento tem de ter luz verde da Comissão Europeia, com quem o Governo irá encetar negociações, apurou o ECO.

A extensão do prazo pode ser entendida como uma restrição à concorrência, uma vez que limita o mercado a outros operadores. Há, no entanto, um precedente que pode ajudar. Em 2019, a concessão do aeroporto Eleftherios Venizelos, em Atenas, foi estendida de 2026 para 2046, mas a concessionária, que é detida em 50% pela alemã AviAlliance, pagou 1.403 mil milhões de euros pelo alargamento do prazo. No caso de Lisboa, a contrapartida seria a construção da nova infraestrutura.

O aumento do prazo não é neutro para os cofres do Estado, já que impede um futuro Governo de negociar condições de receita mais vantajosas a partir de 2062, o prazo atual da concessão.

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