BCP e Galp Energia deram ânimo à bolsa nacional
O principal índice nacional fechou a sessão a valorizar, empurrado pelos ganhos do BCP e da Galp Energia.
O dia foi de calma na bolsa portuguesa, com o principal índice nacional a encerrar a sessão a valorizar. Se o PSI-20 tinha arrancado a valorizar, empurrado pelo BCP e pela Galp Energia, estes dois títulos foram também os responsáveis pelo cenário semelhante ao final do dia.
Assim, a bolsa nacional encerrou no verde pela segunda sessão consecutiva, valorizando 0,08%. Seis títulos encerraram em terreno positivo, dois fecharam inalterados e 11 concluíram o dia a perder. A contribuir para este cenário esteve o BCP, que avançou 1,13% para 0,24 cêntimos, e a Galp Energia, que valorizou 0,38% para 13,14 euros.
As ações da petrolífera seguem à margem da discussão em torno do caso ‘Galpgate’, em que três secretários de Estado viajaram para França, para assistir a jogos da Seleção Portuguesa no Euro 2016, a convite da Galp, uma das empresas patrocinadoras da seleção. Os envolvidos pediram exoneração do cargo, pedido este que foi aceite por António Costa no domingo.
Ainda no setor energético, a EDP fechou inalterada, mas a EDP Renováveis recuou 0,03% para 6,85 euros e a REN caiu 0,33% para 2,70 euros. Destaque negativo também para a Nos, que caiu 0,75% para os 5,27 euros, e para os CTT, que recuaram 0,46% para os 5,39 euros.
Na banca, o Montepio também registou uma sessão positiva, tendo avançado 0,20% para 0,99 cêntimos.
Na Europa, o dia foi de perdas para as principais bolsas, com o Stoxx 600 a perder 0,65%, penalizada pela queda da Pearson que anunciou hoje a venda da participação maioritária na Penguin Random House a uma editora alemã. As ações da editora recuaram mais de 5%. O espanhol IBEX-35 recuou 0,57%.
PSI-20 valoriza 0,08%
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
BCP e Galp Energia deram ânimo à bolsa nacional
{{ noCommentsLabel }}