BCE submete 96 bancos a teste de stress em 2025. Maiores bancos portugueses chamados a exame
Caixa Geral de Depósitos, BCP e os donos do BPI e Totta estão na lista de bancos que vão ser submetidos a estes testes de esforço. Novobanco integra uma lista paralela.
Caixa Geral de Depósitos (CGD), BCP e os donos espanhóis do BPI e do Santander Totta estão entre as 51 instituições financeiras que vão ser submetidas aos testes de stress do Banco Central Europeu (BCE), segundo anunciaram as autoridades de supervisão esta segunda-feira.
Já o Novobanco integra uma lista de 45 bancos fora da amostra ‘principal’ da EBA (Autoridade Bancária Europeia) em relação aos quais os supervisores irão conduzir um exame de esforço financeiro “paralelo”.
Ao todo, o BCE irá testar 96 grandes bancos que supervisiona diretamente ao longo do ano, prevendo ‘publicar as notas do exame’ no início de agosto.
“Os resultados irão esclarecer como os hipotéticos choques adversos afetam a resiliência dos bancos em condições macroeconómicas desafiantes”, explica o supervisor europeu.
O objetivo destes exercícios regulares é mesmo este: assegurar que os bancos dispõem de capital e liquidez suficientes para sobreviverem em situações adversas.
Os resultados dos testes serão utilizados para atualizar a orientação do Pilar 2 de cada banco no contexto do Processo de Revisão e Avaliação de Supervisão (SREP).
Para o teste de stress deste ano, o BCE vai realizar uma análise de cenário de risco de crédito de contraparte (CCR) para um conjunto de bancos selecionados (e não identificados). “Isto permitirá aos supervisores avaliar quão bem os bancos podem modelar o CCR em condições de mercado stressantes e avaliar quão vulneráveis estão os bancos devido às interligações com intermediários financeiros não bancários”, esclarece a instituição.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
BCE submete 96 bancos a teste de stress em 2025. Maiores bancos portugueses chamados a exame
{{ noCommentsLabel }}