Hoje nas notícias: Gasóleo, lei dos solos e novo aeroporto
Dos jornais aos sites, passando pelas rádios e televisões, leia as notícias que vão marcar o dia.
O preço do gasóleo já aumentou este ano mais do dobro da subida verificada em todo o ano passado. A Associação Portuguesa de Urbanistas (APU) alerta para os custos “incomportáveis” que as alterações à lei dos solos podem ter na atividade agrícola e agropecuária. Conheça as notícias em destaque na imprensa nacional esta quarta-feira.
Gasóleo já aumentou este ano o dobro de todo o ano passado
O aumento do preço dos combustíveis desde o início deste ano já é maior do que a subida a que se assistiu em todo o ano de 2024. Só no gasóleo, cujo preço teve esta semana o maior salto desde 2022, a subida de oito cêntimos por litro observada nas últimas três semanas é mais do dobro do aumento de 3,7 cêntimos verificado em todo o ano passado. Na base deste agravamento dos preços está a subida dos preços do petróleo nos mercados internacionais, com o barril de Brent a superar a fasquia dos 80 dólares.
Leia a notícia completa no Jornal de Negócios (ligação indisponível).
Há um risco de os solos se tornarem demasiado caros para a agricultura
O presidente da Associação Portuguesa de Urbanistas (APU) juntou-se ao coro de críticas à alteração da lei dos solos. Segundo Alberto Manuel Miranda, a medida pode conduzir a um aumento do preço do solo rural, o que, por sua vez, pode ter como resultado custos “incomportáveis” para a atividade agrícola ou agropecuária. O urbanista antecipa, igualmente, impactos negativos no ambiente, na mobilidade e no ordenamento de um território que já tem problemas de dispersão. E está convicto de que a mudança não contribuirá para resolver a crise da habitação no país.
Leia a notícia completa no Público (acesso pago).
ANA trabalha com Moody’s, S&P e Fitch para o aeroporto
A ANA reuniu-se com as agências de rating Moody’s, Standard & Poor’s e Fitch durante a fase de preparação da proposta para a construção do novo aeroporto de Lisboa, com o objetivo de garantir uma notação de risco de “investment grade” que lhe permita levantar 7,3 mil milhões de euros em dívida corporativa para financiar a construção da futura infraestrutura. A concessionária quer assegurar um rating de “BBB” para a emissão de dívida, o que também depende da solidez do balanço da sua acionista Vinci.
Leia a notícia completa no Jornal de Negócios (ligação indisponível).
Trabalhadores da Tupperware dispensados de ir trabalhar
A maioria dos trabalhadores da fábrica da Tupperware, em Montalvo, receberam uma carta, em mãos, na quinta-feira passada e esta segunda-feira, a dispensá-los de ir trabalhar até 7 de fevereiro. Contudo, têm de estar disponíveis para colaborar ou retomar o trabalho, se lhes for solicitado — um aviso que chegará com um dia útil de antecedência. “Esta dispensa não altera a sua situação laboral, mantendo todos os direitos e regalias, incluindo o pagamento da remuneração e respetiva contagem de antiguidade”, lê-se na carta assinada pelo diretor da fábrica.
Leia a notícia completa no Jornal de Notícias (acesso pago).
Portugal defendeu e aprovou uso livre de IA pelas polícias
O Governo português juntou-se à França e à Hungria para defender e aprovar exceções à lei que regulamenta a inteligência artificial (IA) na União Europeia (UE), cuja entrada em vigor está prevista para 2 de fevereiro. A partir do próximo mês, os 27 Estados-membros poderão utilizar tecnologias baseadas em IA que permitem seguir os cidadãos em espaços públicos, efetuar vigilância em tempo real para monitorizar os refugiados nas zonas fronteiriças e utilizar ferramentas de reconhecimento facial sobre pessoas suspeitas, com base nas suas opções políticas ou crenças religiosas. Segundo uma investigação do Investigate Europe, estas exceções foram justificadas pelos países em causa como importantes para a “segurança nacional”.
Leia a notícia completa no Público (acesso pago).
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Hoje nas notícias: Gasóleo, lei dos solos e novo aeroporto
{{ noCommentsLabel }}