UE admite criar novo incentivo pan-europeu para carros elétricos
A garantia foi dada esta quinta-feira pela comissária europeia responsável pela transição verde, Teresa Ribera, em entrevista ao 'Financial Times'.
Bruxelas está disponível para implementar subsídios pan-europeus para aumentar a compra de veículos elétricos na União Europeia (UE). Num momento em que o setor enfrenta uma forte concorrência da China e dos Estados Unidos, a Comissão Europeia pretende apoiar a indústria automóvel do Velho Continente com novos incentivos.
“Faz sentido ver como poderíamos encontrar, numa perspetiva pan-europeia, forma de facilitar as medidas em vez de recorrer a subsídios nacionais”, afirmou a comissária europeia responsável pela transição verde Teresa Ribera, em entrevista ao Financial Times no Fórum Económico Mundial, em Davos.
A comissária espanhola Teresa Ribera, que também é vice-presidente executiva da Comissão Europeia, explicou que esse programa de incentivos – que vai ao encontro de uma proposta do ministro dos Negócios Estrangeiros alemão, Olaf Scholz – ainda está a ser desenhado.
Em declarações ao jornal britânico, Teresa Ribera admitiu que existe um “equilíbrio complicado” que é necessário encontrar: entre a rápida eletrificação e “um desfasamento com a capacidade de as marcas europeias fornecerem em quantidade e qualidade aquilo que gostaríamos de ver circular nas nossas estradas”. A problemática que tem acabado por abalar a aquisição de veículos elétricos na UE. Já em outubro foram aprovadas mais tarifas (até 35%= para carros elétricos chineses.
Segundo o Financial Times, um dos desafios que Bruxelas tem é criar um regime que esteja em conformidade com as regras da Organização Mundial do Comércio (OMC), evitando ao mesmo tempo que os subsídios sejam encaminhados para os fabricantes de automóveis chineses, cuja quota de mercado está a crescer.
Teresa Ribera revelou ainda que está aberta a flexibilizar as metas anuais de vendas de veículos elétricos e, consequentemente, as multas que os fabricantes de automóveis têm se não as cumprirem. Na sua opinião, as construtoras europeias “precisavam de uma visão abrangente sobre como atualizar as suas capacidades e acompanhar o que já está a ser exigido em todo o mundo”.
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