A operação foi liderada por Ricardo Reigada Pereira e contou com a participação dos advogados Hélder Santos Correia, Tamara Martins da Fonseca, Beatriz Paredes e ainda André Abrantes.
Foi a maior transação realizada em Portugal para um único Retail Park. A PLMJ assessorou a AM Alpha na venda à Redevco do “BPlanet”, localizado no Barreiro e que conta com uma área bruta locável de 35.000 m2. A operação foi liderada pelo sócio co-coordenador da área de Imobiliário e Turismo, Ricardo Reigada Pereira, e pela associada sénior Tamara Martins da Fonseca, tendo também contado com a participação dos advogados Hélder Santos Correia e Beatriz Paredes, da mesma área, e ainda André Abrantes, das áreas de Bancário e Financeiro e Mercado de Capitais.
A assessoria durou cerca de oito meses, “uma vez que assessoramos o cliente desde a fase de estruturação da venda e processo de comercialização do ativo – incluindo do ponto de vista fiscal – , compreendendo também o apoio no gestão da “due diligence” que foi realizada pelo comprador e redação e negociação do contrato de compra e venda das participações sociais e documentação acessória”, segundo explicou a PLMJ à Advocatus.
A transação apresentou desafios típicos deste género de operações, sobretudo atendendo à vontade das partes de concluir a transação ainda em 2024. Não obstante, a equipa que assessorou a AM alpha nesta operação prestou também assessoria ao mesmo cliente aquando da compra do ativo no início de 2019 (ainda enquanto parte da RRP Advogados, sociedade cujos advogados integraram a PLMJ em julho deste ano). Assim, a equipa já tinha um conhecimento aprofundado do ativo que vinha sendo gerido de forma diligente e profissional, o que facilitou a negociação contratual e “due diligence” realizada pelo comprador.

A transação apresenta-se como a maior realizada em Portugal para um único retail park até à data.
Com uma localização estratégica entre Lisboa e Setúbal, no Barreiro, o BPlanet combina o formato tradicional de retail park com uma galeria ancorada por um supermercado e unidades independentes, com uma taxa de ocupação de 99%. Entre os principais inquilinos encontram-se marcas de destaque como Auchan, Decathlon, Leroy Merlin, Radio Popular e McDonald’s.
Sandra Ludwig, Head of EMEA Retail Investment da JLL, sublinha que o sucesso desta transação “reforça a resiliência do mercado de retalho em Portugal e a confiança dos investidores em ativos de retalho estratégicos”.
O BPlanet conta com uma área bruta locável de 35.000 metros quadrados, que combina o formato tradicional de retail park com uma galeria ancorada por um supermercado e outras lojas independentes.
Esta que já é considerada a maior transação de retail park de sempre no nosso país vem, assim, confirmar o interesse dos investidores em ativos de retalho em Portugal, bem localizados e com diversificação de inquilinos.
Recorde-se que os alemães da AM ALPHA compraram este retail park do Barreiro em 2019 por cerca de 55 milhões de euros. Embora o valor da nova transação não tenha sido divulgado, tudo indica que o BPlanet terá sido vendido por um valor maior.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
PLMJ assessora a maior transação realizada em Portugal para um único Retail Park
{{ noCommentsLabel }}