Austrália faz maior emissão de dívida de sempre

Numa emissão a 30 anos, o país da Oceania procurou aproveitar mínimos de um ano das taxas de mercado, num período em que as necessidades de financiamento têm aumentado face à quebra das receitas.

A Austrália levou a cabo a maior emissão de obrigações de sempre. Oogoverno australiano conseguiu angariar 5,2 mil milhões de euros (7,6 mil milhões de dólares australianos) ao estrear-se numa emissão com prazo a 30 anos. As yields no prazo a 10 anos dispararam para o patamar mais elevado desde junho.

“A dimensão foi eventualmente ligeiramente mais elevada do que esperávamos, mas revelou uma boa procura”, comentou a propósito desta emissão, Roger Bridges, responsável pela estratégia global de taxas de juro e câmbios da unidade australiana da Nikko Asset Management, à Bloomberg.

Segundo a agência, que cita uma comunicação da entidade local responsável por esta emissão, a taxa de juro desta operação foi de 3,27%. A taxa foi mais elevada do que as emissões comparáveis de outros países desenvolvidos.

"A dimensão foi eventualmente ligeiramente mais elevada do que esperávamos, mas revelou uma boa procura.”

Roger Bridges

Nikko Asset Management

A austrália terá realizado esta colocação de longo prazo para tirar partido do facto de as taxas de juro no mercado terem recuado para mínimos sem precedentes este ano, mas também devido à subida das necessidades de financiamento do País.

A descida dos preços das matérias-primas e a quebra do investimento da atividade mineira teve um impacto negativo sobre as receitas, ao mesmo tempo que as autoridades também enfrentam dificuldade em conter os gastos. De salientar que aquele país da Oceania enfrenta o mais longo período de défices orçamentais desde pelo menos 1970, sendo que as expectativas relativamente a um regresso aos excedentes têm sido consecutivamente adiadas.

 

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Austrália faz maior emissão de dívida de sempre

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião