Energia: 92% dos consumidores já estão no mercado livre

  • Juliana Nogueira Santos
  • 18 Julho 2017

Segundo a ERSE, 4,85 milhões os consumidores já têm contratos de energia no mercado liberalizado. O período transitório vigora até 31 de dezembro de 2020.

São já 4,85 milhões os consumidores com contratos de energia no mercado liberalizado. Os dados são da ERSE, a Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos, e revelam que no mês de maio o mercado atingiu uma quota de 92,4%. Este valor representa um crescimento de 0,4% em relação ao mês de abril e um crescimento homólogo de 6,8%.

A transição entre mercado regulado e mercado liberalizado continua a acontecer, numa altura existem ainda dois clientes (com ligação de alta tensão) do segmento de grandes consumidores no mercado regulado. “Em maio de 2017 entraram 33.762 clientes no mercado livre, tendo 12.202 transitado do mercado regulado e 21.560 entrado diretamente para as carteiras de comercializadores em regime de mercado”, pode ler-se no relatório mensal da instituição.

Em termos de consumo, a tendência mensal foi negativa tendo-se registado um decréscimo de 0,4% na quantidade de GWh distribuídos.

EDP solidifica liderança

A registar uma maior parcela dos clientes do mercado está a EDP Comercial, que solidificou a sua posição como principal operador. Ao concentrar 84% do total de clientes do mercado, a empresa do grupo EDP também liderou no campo do consumo, tendo fornecido 44% da energia total do mercado.

A Galp apresenta-se como a como a segunda empresa a ter maior quota de mercado (5,5%), seguindo-se a Endesa (4%) e a Iberdrola (2,2%). A empresa que viu a sua quota de mercado a expandir-se mais no último mês foi a PH, que aumentou 0,1% p.p.

A Endesa reforçou em dezembro a sua liderança no segmento de clientes industriais (30%), tendo aumentado a sua quota em 0,2 p.p. face a abril, enquanto a Iberdrola (27%) mantém a liderança no segmento dos grandes consumidores, apesar da quebra de 0,1 p.p. na sua quota no mês de maio, refere o comunicado da ERSE.

No global, a carteira de clientes ainda fornecidos pelo CUR (comercializador de último recurso; entidade responsável por efetuar o fornecimento de energia elétrica mediante a aplicação de tarifas definidas pela ERSE) ascendia em maio de 2017 a cerca de 1,31 milhões de clientes (dos mais de seis milhões no total)”, finaliza a ERSE. O período transitório para os clientes mudarem para o mercado livre vigora até 31 de dezembro de 2020, tendo já sido adiado várias vezes, a última no Orçamento do Estado para 2017.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Energia: 92% dos consumidores já estão no mercado livre

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião