Ex-presidente da Caixa Madrid encontrado morto em casa

Miguel Blesa foi encontrado morto esta quarta-feira. Tinha sido condenado em março por crimes de corrupção. As autoridades apontam para o suicídio.

Miguel Blesa, ex-presidente do Caja Madrid (agora Bankia), foi um dos condenados do caso de corrupção “Tarjetas Negras” no passado mês de março, entre 64 outros arguidos. Esta quarta-feira foi encontrado morto. As autoridades apontam para a possibilidade de suicídio.

O El País avança a notícia da morte do ex-presidente do Caja Madrid. Tinha 69 anos e encontrava-se numa propriedade que usualmente frequentava para caçar, em Villanueva del Rey, no sul de Espanha.

Miguel Blesa foi condenado em março a seis anos de prisão dada a participação no caso “Tarjetas Negras“, ou cartões negros em português, que permitiam despesas pessoais não declaradas. Foi acusado de gastar 436.688 euros através deste cartão, uma forma de apropriação indevida de património, relata a Lusa.

Distribuiu ainda estes cartões por outros dirigentes e pessoas de confiança, um total de 64 pessoas. Entre elas, está também Rodrigo Rato, um ex-ministro das Finanças espanhol e ex-diretor-geral do Fundo Monetário Internacional (FMI) que o sucedeu na presidência do banco. Vários membros do Partido Popular fazem parte dos condenados assim como alguns sindicalistas e membros de partidos de esquerda.

Tanto Blesa como Rato apresentaram em abril um recurso à condenação, junto do Tribunal Supremo espanhol, razão pela qual ainda se encontravam em liberdade.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Ex-presidente da Caixa Madrid encontrado morto em casa

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião