Aumentar a cotação em bolsa? Uma visita a Trump pode bastar

Os executivos que visitaram o presidente Trump na Casa Branca viram o valor de mercado das suas empresas a aumentar, em média, 170 milhões de dólares.

No dia, uns dias antes e também uns dias depois: uma audiência com o presidente Trump rende em média 170 milhões em bolsa às empresas que o visitam. Os investidores prolongam assim a tendência que já se tinha verificado com Obama.

Foram os mesmos analistas a detetar o padrão. Jeffrey Brown e Jiekun Huang, dois professores de finanças, já tinham revelado oscilações semelhantes no preço das ações durante o mandato de Barack Obama, mas estenderam agora a análise a Trump — e a conclusão mantém-se: quando os executivos visitam os presidentes, os valores das suas ações em bolsa aumentam.

A diferença está no número de executivos que visitou ambos os presidentes. Donald Trump já recebeu mais grandes empresários do que Barack Obama durante o mesmo período. Nos cinco primeiros meses a seguir à eleição, Trump recebeu três vezes mais executivos. Foram 75, num total de 106 visitas. Barack Obama abriu as portas da Casa Branca a apenas 24 executivos, que se sentaram com o presidente em 38 visitas, conta o Financial Times.

Contudo, Trump já regista também algumas incompatibilidades com gestores de peso em Wall Street. Um exemplo é Elon Musk, o CEO da Tesla, que assumiu o compromisso de se retirar do Conselho de Trump no caso de este desistir do Acordo de Paris — opção que o presidente americano manteve.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Aumentar a cotação em bolsa? Uma visita a Trump pode bastar

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião