Greve do Metro de Lisboa em agosto desmarcada
No dia 18, os trabalhadores do Metro tinham anunciado uma greve para os próximos dias 1 e 3 de agosto. No entanto, esta terça-feira decidiram desmarcar a greve em plenário.
Afinal, o Metro de Lisboa não vai parar nos dias 1 e 3 de agosto. A greve estava marcada para a próxima semana, mas foi desmarcada esta terça-feira em plenário de trabalhadores. A decisão foi revelada por Anabela Carvalheira, da Federação dos Sindicatos dos Trabalhadores dos Transportes, esta terça-feira, ao Jornal Económico.
A justificação dada para a desmarcação da greve prende-se com os resultados das reuniões com o Conselho de Administração do Metropolitano de Lisboa. “Houve um compromisso de ir ao encontro das questões ambicionadas pelos trabalhadores especificamente com a falta de trabalhadores em todas as áreas operacionais”, revela Anabela Carvalheira ao mesmo jornal.
Contudo, a possibilidade de voltar a haver uma greve não está excluída. A representante da Federação dos Sindicatos dos Trabalhadores dos Transportes revela que “foram suspensas as greves em resultado das reuniões com o Conselho de Administração”, mas que os sindicatos mantêm-se alerta. “Estaremos atentos aos desenvolvimentos e ao cumprimento dos compromissos”, concluiu.
A 18 de julho, quando foi anunciada a greve, os trabalhadores diziam protestar contra a “desregulação dos horários e relações laborais”, o “não cumprimento dos regulamentos, acordos e protocolos em vigor” e as “condições de segurança deficiente, devido à pressão exercida por operacionais da Direção de Operação”.
Os trabalhadores do Metro de Lisboa apontavam ainda para o problema do “assédio moral” que leva ao “aumento do absentismo e do conflito laboral permanente”, a “utilização indevida de chefias de primeiro nível, em postos de trabalho” e a “falta de trabalhadores em todas as áreas operacionais, estando alguns a ser substituídos por outsourcing”.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Greve do Metro de Lisboa em agosto desmarcada
{{ noCommentsLabel }}