Bava recebeu 25,2 milhões de euros da ES Enterprises mas só devolveu 18,5

  • ECO
  • 27 Julho 2017

Revista Sábado revela interrogatório no âmbito da Operação Marquês. Bava garante que está disponível para devolver todo o montante.

O antigo presidente executivo da PT, Zeinal Bava, recebeu 25,2 milhões de euros da ES Enterprises mas devolveu apenas 18,5 milhões. Zeinal Bava diz que aquele era o valor que “legalmente” sentia “que fazia sentido devolver com as garantias” que tinha, mas garante que está disposto a devolver o resto. Estas são algumas das revelações que constam do interrogatório a Zeinal Bava, em fevereiro, no âmbito da Operação Marquês, noticiado esta quinta-feira pela revista Sábado.

Bava foi interrogado por cinco investigadores, num confronto que a revista caracteriza como explosivo. De acordo com a Sábado, a estratégia do Ministério Público era a de que Bava aceitasse falar sobre conversas de bastidores de negócios polémicos da PT e defender-se da suspeita de que teria aceitado ser instrumentalizado por Ricardo Salgado a troco de um pagamento de 25,2 milhões de euros.

No artigo intitulado “Bava, a marioneta de Salgado”, a revista dá conta de que, em troca daquele montante, Bava terá ajudado o BES a ganhar centenas de milhões entre 2006 e 2012, na altura da OPA falhada da Sonae à PT, da cisão da PT Multimédia e dos negócios de compra da Oi e venda da Vivo.

O pagamento de 25,2 milhões de euros terá ocorrido em 2007 e 2011: 6,7 milhões de euros em 5 de dezembro de 2007; 8,5 milhões de euros em 19 de janeiro de 2011 e 10 milhões de euros em 20 de setembro de 2011, adianta a revista. O MP entende que estes montantes não eram legitimamente devidos a Bava e destinavam-se a compensar a sua atuação em adesão aos interesses do BES na administração da PT, em oposição aos seus deveres profissionais, adianta. Bava terá devolvido 18,5 milhões de euros mas manteria assim, desde 2007, 6,7 milhões de euros. Recusa que este valor seja um pagamento, indicando que, em determinado momento, transformaria o montante num investimento na PT.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Bava recebeu 25,2 milhões de euros da ES Enterprises mas só devolveu 18,5

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião