Nomura compra unidades de gestão de ativos do Macquarie nos EUA e na Europa por 1,8 mil milhões de dólares
Maior banco de investimento japonês espera concluir negócio até ao final do ano. Nomura diz ser a sua maior aquisição de sempre.
O Nomura, o maior banco de investimento do Japão, vai adquirir as unidades de gestão de ativos públicos do Macquarie Group nos Estados Unidos e na Europa por 1,8 mil milhões de dólares (cerca de 1.565 milhões de euros), avança a Reuters. O negócio representa a expansão mais ambiciosa da corretora japonesa no estrangeiro desde a compra falhada dos ativos do Lehman Brothers.
O banco japonês vai assumir a gestão dos ativos cotados em bolsa, bem como as equipas de investimento e as plataformas operacionais relacionadas com as empresas do Macquarie Group. A atual equipa de gestão irá manter-se.
Este negócio, que o Nomura diz ser a sua maior aquisição de sempre, surge numa altura em que as empresas japonesas enfrentam uma redução do mercado interno e procuram cada vez mais oportunidades de crescimento no estrangeiro.
“Atualmente, o mercado está muito instável, mas o principal fator do nosso plano a médio e longo prazo é dispor de uma plataforma de gestão de investimentos sólida“, declarou o CEO do banco japonês, Kentaro Okuda, em conferência de imprensa, citado pela Reuters. “Esta transação foi objeto de um processo de diligência prévia muito prudente e deverá ser duradoura face à volatilidade do mercado”, acrescenta.
Espera-se que o negócio esteja concluído até o final de 2025, sendo liquidado inteiramente em dinheiro, sem nenhum financiamento diretamente relacionado com a transação planeada, disse ainda Okuda.
Os investimentos anteriores do Nomura incluem a compra, em 2019, do banco de investimento boutique Greentech Capital Advisors, e a aquisição de uma participação de 41% na empresa de gestão de investimentos American Century Investments, por mais de mil milhões de dólares, em 2016.
Após a conclusão desta operação, os ativos totais do Nomura sob gestão da sua franquia devem aumentar dos atuais 590 mil milhões de dólares, para cerca de 770 mil milhões de dólares.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Nomura compra unidades de gestão de ativos do Macquarie nos EUA e na Europa por 1,8 mil milhões de dólares
{{ noCommentsLabel }}