Resultados da Galp animam PSI-20. BCP recupera da queda

  • Juliana Nogueira Santos
  • 31 Julho 2017

A petrolífera portuguesa apresentou os resultados antes da abertura dos mercados e levou a bolsa nacional a começar a última sessão do mês no verde.

A última sessão do mês de julho começou solarenga na bolsa portuguesa. Com dez das 19 cotadas a começarem o dia em terreno positivo, o PSI-20 abriu a valorizar 0,40% impulsionado pelos resultados da Galp e a recuperação do BCP.

A Galp Energia animou o início da sessão, avançando 1,05% para 13,53 euros. Os investidores reagem assim aos bons resultados da empresa liderada por Carlos Gomes da Silva, que mostram um aumento vendas de gás natural, assim como da produção de petróleo e de gás.

A petrolífera portuguesa apresentou, antes da abertura dos mercados, os resultados relativos ao primeiro semestre do ano, tendo registado um aumento dos lucros de 250 milhões. O EBITDA fixou-se nos 892 milhões de euros. No setor energético, a EDP também iniciou as negociações em terreno positivo, avançando 0,13% para 2,97 euros.

Depois de terem fechado a semana a cair mais de 4%, os títulos do BCP seguem a recuperar, valorizando 0,58% para 24 cêntimos. Os CTT também iniciaram a sessão no verde, subindo 0,49% para 5,55 euros., no dia em que serão conhecidos os resultados da distribuidora.

A registar desempenhos menos positivos está a EDP Renováveis, cujos títulos continuam a negociar perto dos 6,75 euros oferecidos pela EDP. A empresa de energias limpas desvalorizava 0,24% no início da sessão, para 6,74 euros. No setor da banca, o Montepio também deslizou no início desta sexta-feira, caindo 0,20% para 1,00 euros.

A Semapa, que reportou resultados positivos na passada sexta-feira, iniciou a sessão a cair 0,39%, tendo aumentado a desvalorização para 1,39% para os 16,39 euros. Ainda que os resultados da Navigator, uma das empresas controladas pela holding liderada por Pedro Queiroz Pereira, fossem já conhecidos, os resultados da Secil, a sua unidade de cimentos, divulgados na sexta-feira, registaram uma perda de 12,4 milhões de euros no primeiro semestre, influenciando negativamente os títulos da holding.

Na Europa, as principais praças seguem tingidas de verde, com o Stoxx 600 a valorizar 0,39% para 379,82 pontos, o espanhol IBEX-35 a subir 0,43% para 10.581,40 pontos e o alemão DAX a crescer 0,15% para 12.184,12 pontos.

(Notícia atualizada às 8h33 com mais informação.)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Resultados da Galp animam PSI-20. BCP recupera da queda

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião