Famílias portuguesas com maior aumento do rendimento real entre países da OCDE

Rendimento real das famílias portuguesas aumentou 6,7% no conjunto de 2024, tendo sido esse o maior salto registado entre os vários países da OCDE.

As famílias portuguesas foram as que mais viram os seus rendimentos reais crescerem no último ano, entre os vários países da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE). De acordo com os dados divulgados esta terça-feira, em causa está uma subida de 6,7%, em resultado do aumento dos salários e da baixa dos impostos.

“No conjunto de 2024, todos os países, exceto dois, registaram um crescimento do rendimento real. Portugal verificou o maior reforço (6,7%), em consequência, sobretudo, da remuneração dos empregadores e da diminuição dos impostos“, explica a OCDE, numa nota enviada esta manhã às redações.

Neste pódio liderado por Portugal, aparecem ainda Espanha (com um aumento de 3,55% do rendimento real dos agregados) e a Hungria (3,1%), sendo que a OCDE sublinha que a subida dos rendimentos foi observada num momento em que na maioria dos países a inflação estava a desacelerar.

Por outro lado, foi na Austrália que o rendimento real das famílias mais encolheu no último ano. Em causa está um recuo de 1,8%, o que resultou do aumento dos juros e dos impostos, de acordo com a nota divulgada esta manhã.

Já o outro país da OCDE onde o rendimento real das famílias emagreceu em 2024 foi a Finlândia, com uma diminuição de 0,44%.

No conjunto da OCDE, 2024 foi sinónimo de um aumento de 1,8% do rendimento real das famílias, acelerando face à subida de 1,7% que tinha sido registada em 2023.

(Notícia atualizada às 11h38)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Famílias portuguesas com maior aumento do rendimento real entre países da OCDE

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião