Telmo Semião: “o Ministério da Justiça tem de assumir a sua quota parte” no apoio judiciário

Telmo Guerreiro Semião tomou posse como Presidente do Conselho Regional de Lisboa (CRL) da Ordem dos Advogados. O evento teve lugar no Salão Nobre da Ordem dos Advogados.

Telmo Guerreiro Semião tomou posse como Presidente do Conselho Regional de Lisboa (CRL) da Ordem dos Advogados. O evento, que teve lugar no Salão Nobre da Ordem dos Advogados, no dia 12 de maio, foi presidido pelo também recém empossado Bastonário da Ordem dos Advogados, João Massano.

Além de Telmo Semião, tomaram também posse os vogais que compõem a sua equipa: os novos Vice-Presidentes do Conselho Ana Leal, Bernardo Seruca Marques e Carla Matias e os Vogais Branca Corrêa, Fernando Magiolo Magarreiro, Carla Falcão, Fátima Manuel, João Barroso Neto, Helena Nunes, Madalena Alves Pereira, João Henriques Pinheiro, M. Isabel Vinhas, Marta Romano de Castro, Jorge Manuel Pote, Paula Mesquita, Jorge Ribeiro Mendonça, Paulo Edson Cunha, Sandra Isabel Luís e Sofia Monge. A Vogal Rebeca Ribeiro Silva não pôde comparecer à cerimónia devido a compromissos profissionais e tomará posse em breve.

Na abertura do seu discurso de posse, Telmo Guerreiro Semião relembrou o lema da sua campanha e destacou a importância da união da classe e da Ordem. “O lema da nossa candidatura foi: Unir a Ordem e os Advogados e é exatamente isso que pretendemos fazer durante este mandato. Unir os órgãos da Ordem para pacificar a advocacia e, dessa forma, devolver o prestígio a esta nobre instituição, que completará 100 anos em 2026. O que aumenta ainda mais a nossa responsabilidade pelas funções agora assumidas” disse o novo Presidente do CRLisboa.

Telmo Semião, sócio da CRS,

Telmo Semião garantiu que a gestão transparente do novo CRLisboa começa já “na primeira reunião plenária do CRLisboa, que irá decorrer em direto para o canal de Youtube, para que todos os advogados possam assistir ao que se passa e ao que se faz no Conselho”, anunciou o Presidente.

A defesa dos direitos, liberdades e garantias, “com especial atenção para o exercício da profissão de forma livre e digna, e uma campanha de combate à procuradoria ilícita e de incentivo à advocacia preventiva” foram outras medidas apresentadas por Telmo Guerreiro Semião, com destaque para a alteração do Regime Jurídico dos Atos dos Advogados e Solicitadores.

A nova tabela de honorários do acesso o direito e o Apoio Judiciário não foram esquecidos pelo novo dirigente do CRLisboa, que acredita ser “hora de o Ministério da Justiça assumir a sua quota parte no pagamento destes elevados custos que são realizados pela Ordem em nome do Estado.”

O Presidente do CRLisboa mostrou-se contra o estágio remunerado, previsto no novo Estatuto para os jovens advogados. Para Telmo Guerreiro Semião, “a opção é bondosa e bem intencionada, sucede, porém, que muitos advogados estagiários não estão a conseguir encontrar patrono que lhes assegure o estágio, situação à qual iremos ficar muito atentos”.

Defendeu também o papel fundamental da formação na Ordem, não só numa fase inicial, mas também no pós-estágio “em sintonia com as Universidades, com o Centro de Estudos Judiciários e com as sociedades de advogados, pois temos a certeza de que este intercâmbio de conhecimentos trará vantagens para todos, a começar pelos Advogados.”

No final do discurso, o novo Presidente apontou os caminhos que quer percorrer: de um lado, a Modernização do CRLisboa e, do outro, a entrada da Inteligência Artificial (IA) no exercício da Advocacia. Para Telmo Guerreiro Semião, a aposta é agora e na continuação da transição do CRLisboa para o digital. Mais ainda, o novo líder do CRLisboa pretende estabelecer acordos com plataformas e disponibilizar a todos os Colegas uma IA de qualidade, com o menor custo possível.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Telmo Semião: “o Ministério da Justiça tem de assumir a sua quota parte” no apoio judiciário

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião