Só quatro países da UE desceram emissões e aumentaram riqueza no final de 2024
Portugal fica sensivelmente a meio da tabela, registando uma subida das emissões no trimestre (2,36%), que foi contudo superada pela aumento do PIB.
As emissões de gases com efeito de estufa geradas pela economia da União Europeia atingiram as 897 milhões de toneladas de equivalente de dióxido de carbono (CO2) no quarto trimestre de 2024, uma subida de 2,2 % face ao período homólogo.
A subida, divulgada esta quinta-feira pelo Eurostat, verificou-se ao mesmo tempo que o produto interno bruto (PIB) da UE registou um aumento de 1,5% no trimestre, em comparação com o mesmo período de 2023.
Os dois setores económicos responsáveis pelo aumento de emissões entre os trimestres foram os agregados familiares, que aumentaram o respetivo contributo em 5,2%, e o fornecimento de eletricidade, gás, vapor e ar condicionado, que subiu 4,6%.
Seis países contrariam a tendência
No quarto trimestre de 2024, registou-se uma diminuição das emissões de gases com efeito de estufa em seis países da UE. As maiores reduções de gases com efeito de estufa foram estimadas para a Estónia (-11,3 %), Finlândia (-6,1 %) e Suécia (-2,3 %). Luxemburgo, Áustria e Letónia fecham o grupo das descidas. Nestes dois últimos países a quebra de emissões foi acompanhada de quebras na riqueza.
Portugal fica sensivelmente a meio da tabela, registando uma subida das emissões no trimestre (2,36%), que foi contudo superada pela subida do PIB.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Só quatro países da UE desceram emissões e aumentaram riqueza no final de 2024
{{ noCommentsLabel }}