Há menos 3.400 contribuintes na lista de devedores

  • ECO
  • 4 Agosto 2017

A lista de devedores, que já chegou a ter 41 mil nomes, sofreu uma diminuição de 9%. O PERES e a diminuição de nova dívida são as principais justificações.

O número de devedores ao Fisco diminuiu 9%, depois de ter aumentado sucessivamente nos últimos anos. Entre julho de 2016 e julho de 2017, e segundo avança esta manhã de sexta-feira o Diário de Notícias (acesso livre) constam menos 3.400 nomes da lista de devedores, uma queda justificada pelo PERES, pelo aumento dos contribuintes a pagarem as suas dívidas atempadamente e pela diminuição do surgimento de novas dívidas.

Assim, se em julho de 2016 a lista de devedores ao Ffisco era composta por 38.999 nomes — 27.476 particulares e 11.523 empresas –, em julho deste ano esta tem 35.589. A diminuição de devedores foi mais significativa por entre os privados.

Ainda que não seja um acontecimento pontual, esta diminuição é uma das mais expressivas dos últimos tempos, sendo que em setembro do ano passado, a lista chegou a ter mais de 41 mil nomes. A influência do PERES foi um dos fatores mais significativo, mas a diminuição da nova instauração de dívida, que chegou aos 19% também pesou na hora das contas.

A lista de devedores assume-se como um mecanismo de cobrança de fim de linha, que apenas integra os contribuintes que esgotaram todas as possibilidades de saldarem as suas dívidas. Em 2015, esta permitiu ao Fisco recuperar 301 milhões de euros, enquanto em 2016 este valor ascendeu aos 543 milhões de euros.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Há menos 3.400 contribuintes na lista de devedores

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião