Revista de imprensa internacional

  • Marta Santos Silva
  • 7 Agosto 2017

A Bitcoin atinge novos recordes, o herdeiro da Samsung enfrenta uns possíveis 12 anos de prisão, os EUA atingem os 150 mil milhões em multas da crise de 2008, e outras três notícias do dia.

A Bitcoin sobe e quebra recordes apesar de divisões extremas nos bastidores da criptomoeda, e as autoridades norte-americanas acumulam 150 mil milhões de dólares em multas relacionadas com a crise do subprime numa semana que marca dez anos desde uma data simbólica da crise. Na Coreia do Sul, o herdeiro da Samsung enfrenta uma possível pena de prisão de 12 anos por fraude e subornos, e em Espanha os lesados do Popular apelam ao Tribunal Europeu. Leia aqui as seis notícias que marcam a atualidade mundial esta segunda-feira.

Expansión

Lesados do Popular vão recorrer a Tribunal Europeu sobre resolução do banco

Mais de dois mil dos pequenos acionistas do Popular que foram afetados pela resolução do banco vão recorrer ao Tribunal Europeu de Justiça, para exigir uma indemnização pelos danos causados e mesmo a anulação da resolução imposta. O banco foi vendido por um euro ao Santander no mês passado, deixando muitos acionistas minoritários a perder e a contestar a medida. Leia a notícia completa no Expansión. (Conteúdo em castelhano / Acesso gratuito).

Reuters

Justiça sul-coreana pede 12 anos de prisão para herdeiro da Samsung

O Ministério Público da Coreia do Sul pede que o herdeiro da Samsung seja condenado a 12 anos de prisão. O vice-chairman da Samsung Electronics, Jay Y. Lee, está acusado de ter subornado a presidente exonerada da Coreia do Sul para ser apoiado no controlo do grupo tecnológico. Lee está detido desde fevereiro, com acusações que vão desde perjúrio a fraude. Leia a notícia completa na Reuters. (Conteúdo em inglês / Acesso gratuito).

Bloomberg

Bitcoin atinge recordes apesar de divisões entre os seus criadores

A criptomoeda Bitcoin atingiu valores recorde, chegando a subir 16% desde sexta-feira, mesmo após uma semana difícil na sua história. A tecnologia que suporta a criptomoeda precisa de ser atualizada, e os developers discordam acerca da forma como isso deve ser feito, com duas estratégias muito diferentes a serem debatidas. No entanto, os investidores não mostraram importar-se com estas questões — o preço continua a subir e os analistas não esperam um impacto significativo do debate de bastidores. Leia a notícia completa na Bloomberg. (Conteúdo em inglês / Acesso gratuito).

Financial Times

EUA acumulam já 150 mil milhões em multas da crise de 2008

As instituições financeiras já pagaram mais de 150 mil milhões de dólares às autoridades norte-americanas em multas relativas à crise do subprime, assinala o Financial Times. É um marco histórico atingido na mesma semana em que se contam dez anos que o BNP Paribas impediu os seus investidores de acederem a dinheiro em fundos expostos a hipotecas subprime — 9 de agosto de 2007, assinalado como um dos marcos do princípio da crise financeira. Leia a notícia completa no Financial Times. (Conteúdo em inglês / Acesso condicionado).

Le Parisien

Airbnb pagou só 100 mil euros de impostos em França em 2016

É o seu segundo maior mercado a seguir aos Estados Unidos mas, mesmo assim, a empresa digital de aluguer de habitações temporárias Airbnb só pagou 92.944 euros em impostos em França no ano passado. Um valor muito baixo, considera o jornal francês Le Parisien que revela os dados, tendo em conta a taxa de penetração do Airbnb em França — Paris é mesmo a cidade do mundo com mais anúncios na plataforma: mais de 60 mil. No entanto, não se trata de fuga ao fisco mas sim de uma estratégia de otimização fiscal, com o Airbnb a usar uma sede irlandesa, onde os impostos são dos mais baixos da Europa, para faturar os lucros no resto do continente. Leia a notícia completa no Le Parisien. (Conteúdo em francês / Acesso gratuito).

The New York Times

Carvão nos Estados Unidos é revitalizado com a ajuda de Trump

A administração de Donald Trump tem sido muito útil para a indústria do carvão nos Estados Unidos, escreve o New York Times — uma área controversa devido ao papel reconhecido cientificamente da utilização de carvão como combustível para a aceleração das alterações climáticas. De acordo com o jornal, a indústria do carvão recebeu golpes severos sob Barack Obama, que chegou a banir novos contratos para a exploração de carvão. Trump, com o apoio do lóbi em questão, eliminou essas restrições e tem planos de liberalizar ainda mais a área. Leia a notícia completa no New York Times. (Conteúdo em inglês / Acesso condicionado).

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Revista de imprensa internacional

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião