5 coisas que vão marcar o dia

Os dados da inflação em Portugal são um dos principais marcos no dia em que a nível internacional os investidores prometem estar atentos ao relatório da OPEP e aos dados sobre o desemprego nos EUA.

Após as boas notícias que apontam para a descida do desemprego em Portugal para mínimos de 2009, as atenções estão viradas a nível nacional para os dados da inflação relativos a julho que serão divulgados pelo INE. Haverá ainda boas notícias para muitos pensionistas que irão ser abrangidos neste mês pelo aumento extraordinário das reformas. Lá fora, referência para a divulgação do relatório mensal da OPEP sobre o mercado petrolífero, mas também para os dados sobre os pedidos iniciais de subsídio de desemprego nos EUA relativos à última semana. Duas cotadas de peso do setor das matérias-primas também apresentam o balanço das suas contas.

Dados sobre a inflação em Portugal: continua a desacelerar?

Depois dos dados sobre o emprego, chega a vez de o Instituto Nacional de Estatística (INE) revelar nesta quinta-feira os números sobre a inflação em Portugal relativa a julho. Resta saber se a surpresa também será positiva, depois de no mês anterior a inflação ter voltado a desacelerar para mínimos do final do ano passado. No mês de junho, índice de preços ao consumidor fixou-se em 0,9%.

Pagamento das pensões

Dos cerca de dois milhões de pensionistas abrangidos pelo aumento extraordinário das reformas, cerca de 70% recebem hoje o novo valor. Em causa estão os reformados do regime geral da Segurança Social que recebem a pensão através de transferência bancária. Os restantes recebem por vale postal ou estão abrangidos pela Caixa Geral de Aposentações, cujo pagamento ocorre no dia 18. O aumento extraordinário abrange pensionistas que, no conjunto das suas reformas, recebem até 631,98 euros (1,5 Indexantes dos Apoios Sociais).

Como evoluiu o desemprego nos EUA?

Esta quinta-feira serão divulgados os dados sobre o número de pessoas que pediram subsídio de desemprego nos EUA na última semana. A média das estimativas apuradas pela Bloomberg apontam para que na semana terminada a 5 de agosto tenham sido feitos 240 mil pedidos iniciais de subsídio de desemprego na maior economia do mundo. Este valor fica em linha com o registado na semana anterior.

OPEP dá pistas sobre o mercado do petróleo

A Organização dos Países exportadores de Petróleo (OPEP) divulga o relatório mensal do mercado de petróleo. O seu conteúdo pode influenciar a cotação do “ouro negro”, já que poderá dar pistas sobre a capacidade de o cartel em conseguir colocar um travão ao excesso de produção de petróleo. Este relatório é conhecido num período em que as cotações do petróleo têm estado em alta. Desde o mais recente mínimo de 21 de junho, o barril de brent já valorizou perto de 17%, estando acima dos 52 dólares por barril.

Glencore e e Petrobras marcam agenda de resultados

Duas cotadas de peso do setor das commodities apresentam contas: a Glencore e a Petrobras. A Glencore revela as contas relativas ao primeiro semestre do ano, sendo que as estimativas da Bloomberg apontam para que a mineira tenha invertido face aos prejuízos registados no mesmo período do ano passado. Estima que a empresa tenha reportado lucros de 2,61 mil milhões de dólares (2,22 mil milhões de euros) na primeira metade do ano. As estimativas da agência de notícia também sinalizam que a Petrobras tenha apresentado lucros no segundo trimestre deste ano, na ordem dos 1,19 mil milhões de reais (322 milhões de euros).

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

5 coisas que vão marcar o dia

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião