Investidores esperam meio ano para obter visto gold

  • ECO
  • 11 Agosto 2017

Em causa está a falta de pessoal. O SEF não faz marcações para fazer crer que não há atrasos, denuncia o sindicato. Há cerca de quatro mil processos pendentes.

Os estrangeiros que queiram investir em Portugal ao abrigo do programa de vistos gold estão a ser a ser obrigados a esperar, pelo menos, três meses para conseguir uma reunião com o Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF). Depois de conseguirem esta reunião, o processo para obtenção do visto demora outros três meses, pelo que os estrangeiros que querem investir em Portugal estão a ser obrigados a esperar, no mínimo, meio ano. Antes disto tudo, já têm de ter investido 500 mil euros num imóvel.

A informação é avançada, esta sexta-feira, pelo Diário de Notícias, que dá conta de que esta situação se tem agravado desde maio, já que o SEF não está a permitir reservar, com regularidade, vagas para os interessados entregarem os documentos necessários ao início do processo.

O Sindicato dos Funcionários do Serviço de Estrangeiros justifica este tempo de espera com a falta de pessoal e com uma tentativa do SEF de “fazer crer que não há atrasos, pois não há marcações”. Haverá cerca de quatro mil processos pendentes, adianta ao DN Manuela Niza Ribeiro, presidente do sindicato.

Os advogados ouvidos pelo DN dizem que, quando tentam agendar uma ida aos serviços do SEF em Lisboa, são informados de que “a agenda de novembro ainda não está aberta”. Só a partir daí os interessados em investir em Portugal poderão ser recebidos para dar início ao processo de pedido de autorização de residência.

Nessa primeira reunião, os estrangeiros que querem obter o visto gold já terão de ter investido, no mínimo, 500 mil euros num imóvel, uma das condições exigidas para poder pedir uma autorização de residência para atividade de investimento.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Investidores esperam meio ano para obter visto gold

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião