Hotelaria recebe mais de nove milhões de hóspedes até junho

Os estabelecimentos hoteleiros faturaram 1,3 mil milhões de euros no primeiro semestre deste ano. Mercado alemão aumentou 14,8%.

A hotelaria nacional recebeu 9,35 milhões de hóspedes, responsáveis por 25,2 milhões de dormidas, no primeiro semestre deste ano. Ao todo, os estabelecimentos hoteleiros faturaram 1,38 mil milhões de euros no conjunto dos seis primeiros meses do ano.

Os dados divulgados esta segunda-feira pelo Instituto Nacional de Estatística (INE) mostram que os indicadores do turismo continuam a acelerar a um ritmo próximo dos dois dígitos. No primeiro semestre, o número de hóspedes cresceu 9,7%, enquanto as dormidas aumentaram em 9,6%.

Só no mês de junho, a hotelaria registou 2,1 milhões de hóspedes e 5,9 milhões de dormidas. Enquanto o mercado interno recuou 0,2% em comparação homóloga — pondo um travão à tendência de crescimento — os mercados externos aceleraram, crescendo agora 11,2%. A redução do número de turistas britânicos, em consequência da desvalorização da libra por causa do Brexit, explica em parte este abrandamento, mas a crise na Turquia, Egito e Tunísia leva outros estrangeiros a optar por Portugal no momento de escolher o destino de férias.

Os 13 principais mercados emissores, com base nos dados de 2016, representam 86,1% das dormidas de não residentes. “O mercado britânico (25,8% das dormidas de não residentes) registou um crescimento de 4,6% em junho”, diz o INE. O mercado alemão aumentou 14,8% face ao mesmo mês de 2016, enquanto o espanhol avançou 3,8%. Já o mercado francês recuou 3,9% em junho, embora tenha crescido 4,4% no semestre.

Tanto em junho como no conjunto do primeiro semestre, o destaque vai para o crescimento dos mercados brasileiro (55,4% nos primeiros seis meses), americano (31,4%) e polaco (35,6%). O aumento das dormidas fez-se sentir em todas as regiões do país, com destaque para os Açores (acima dos 18% tanto em junho como no conjunto do semestre) e Centro.

(notícia atualizada às 11:52)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Hotelaria recebe mais de nove milhões de hóspedes até junho

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião