Crescimento do PIB impõe ritmo na bolsa. BCP acelera 3,6%

  • Juliana Nogueira Santos
  • 14 Agosto 2017

A economia avançou 2,8% e o PSI-20 não quis ficar atrás. O índice português ganhou mais de 1%, impulsionado pela escalada do BCP.

A bolsa portuguesa começou o dia animada com as previsões do crescimento do PIB e terminou com o mesmo sentimento. Ainda que a economia não tenha crescido tanto como o esperado, avançou 2,8% no segundo trimestre do ano, confirmando nove meses de crescimento acima da média da zona euro. Impulsionado pelos bons resultados da economia e pela tendência europeia, o principal índice português registou um desempenho positivo.

O PSI-20 escalou 1,29% para 5.271,91 pontos, num dia tradicionalmente marcado pela reduzida liquidez de títulos. Como afirmam os analistas do BPI, “a semana de 15 de agosto é a segunda menos transacionada do ano, só precedida pela semana do Natal”. Ainda assim, nenhum título encerrou o dia em terreno negativo, com o Montepio a fechar o dia inalterado.

O principal destaque vai para o BCP, que nesta sessão avançou 3,62% para 24 cêntimos. O setor financeiro é especialmente sensível às condições económicas dos países, sendo que uma melhoria destas se traduz em melhorias no setor. O setor energético também registou um bom desempenho, com as ações da EDP, da EDP Renováveis e da Galp Energia a avançarem 1,45%, 0,76% e 0,90%, respetivamente.

PSI-20 segue o ritmo da economia

A beneficiarem do avanço da economia estiveram também os juros da dívida portuguesa, que renovaram mínimos de um ano. As yields desceram em toda a linha, isto é, os investidores estão a exigir menos para comprar dívida portuguesa entre si. No caso da maturidade de referência, a taxa associada às obrigações a dez anos caiu para 2,81%.

Na Europa, o dia também foi positivo, com a tensão geopolítica entre os Estados Unidos da América e a Coreia do Norte a abrandar. A calma estendeu-se no Velho Continente, com a maior subida foi protagonizada pelo espanhol IBEX-35, que avançou 1,89%. Seguiu-se o alemão DAX (1,39%) e o italiano CAC-40 (1,20%). O índice que reúne os principais títulos europeus, o Stoxx 600, avançou 1,09%.

(Notícia em atualizada às 16h53)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Crescimento do PIB impõe ritmo na bolsa. BCP acelera 3,6%

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião