Reino Unido vai pedir período de transição na saída da UE
Um período de transição tornaria mais fácil para as empresas assim como para as instituições e os Estados adaptarem-se às novas regras aduaneiras, argumenta um documento do Governo britânico.
O Governo britânico já delineou a sua estratégia e vai começar a divulgá-la através de uma série de documentos, o primeiro dos quais já esta terça-feira. Esse documento estabelece a necessidade e a forma de estabelecer um período de transição após a saída do Reino Unido da União Europeia, para permitir às empresas e sistemas financeiros um período de ajustamento mais alargado.
A transição para o novo regime poderia passar por uma união aduaneira temporária com a União Europeia, para uma transição com o mínimo de “fricção” possível, de acordo com um comunicado do Governo britânico enviado às redações.
Há duas principais vantagens para a implementação de um período de ajustamento, explica o comunicado: as autoridades e as infraestruturas britânicas e europeias teriam tempo de implementar os seus novos procedimentos aduaneiros, e as empresas, os seus intermediários e outros terceiros na União Europeia e no Reino Unido teriam tempo de estabelecer as suas novas práticas.
O documento também fala da fronteira com a Irlanda, que se tenciona ser o mais permeável possível, sem intenções de regressar à fronteira rígida entre a República da Irlanda e a Irlanda do Norte que existiu no passado.
Para atingir estes objetivos, o Reino Unido propõe duas estratégias:
- A criação de um acordo aduaneiro em que o Reino Unido geriria uma fronteira com a União Europeia, de maneira a simplificar o mais possível os requerimentos para a passagem de bens comerciais;
- Ou uma parceria nova com a União Europeia, que tornaria desnecessária a criação de uma fronteira aduaneira.
Ao longo do resto do verão espera-se que as negociações acerca dos termos deste acordo continuem. A próxima reunião entre os negociadores britânicos e europeus é no final do mês.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Reino Unido vai pedir período de transição na saída da UE
{{ noCommentsLabel }}