Mação: Fogo obriga a evacuar aldeia em situação “dramática”

  • Lusa
  • 16 Agosto 2017

"A situação é dramática, ainda chegou a acalmar durante a manhã mas agora as chamas estão completamente descontroladas", disse o autarca. A aldeia de Vale de Amêndoa está a ser evacuada.

O incêndio que lavra em Mação, distrito de Santarém, estava a evoluir “de forma muito violenta e completamente descontrolada” cerca das 15:00, uma “situação dramática” que obrigou à evacuação da aldeia de Vale de Amêndoa.

“A situação é dramática, ainda chegou a acalmar durante a manhã mas agora as chamas estão completamente descontroladas e decidimos iniciar o processo de evacuação da aldeia de Vale de Amêndoa, levando as pessoas para a Santa Casa da Misericórdia de Mação”, disse à agência Lusa, cerca das 15:00, o presidente da autarquia, Vasco Estrela.

“É dramático, o vento vai levantar-se durante a tarde e o fogo está a dirigir-se para a aldeia de Aboboreira e para a vila de Mação e os meios de combate no terreno são insuficientes para resolver esta situação”, disse o autarca. Vasco Estrela criticou ainda a atuação da Autoridade Nacional da Proteção Civil (ANPC), afirmando não ver “em Mação o número de meios aéreos que estão indicados na página [13 meios aéreos, cerca das 15:00, segundo o site da ANPC]”. “Alguma coisa está a correr mal”, criticou o autarca, acrescentando que, “numa hora crítica, estiveram mais de uma hora sem qualquer meio aéreo”.

Contactado pela Lusa, o vice-presidente da Câmara de Mação, António Louro disse ainda que a aldeia de Louriceira “está cercada pelas chamas”.

Este incêndio de Mação é proveniente de Vila de Rei, distrito de Castelo Branco, e deflagrou em Aboboreira às 00:01, segundo a página da ANPC, tendo diminuído de intensidade nas primeiras horas da manhã, mantendo, no entanto, duas frentes ativas que terão “tocado” durante a noite as aldeias de Cerro do Outeiro, Casalinho, Serra e Abobobeira, sem causar feridos ou danos em habitações.

De acordo com a página da Autoridade Nacional de Proteção Civil, cerca das 15:45, estavam no terreno 310 operacionais, apoiados por 88 meios terrestres e 13 meios aéreos. De acordo com a mesma página, estavam várias estradas cortadas, nomeadamente a EN 244-3, entre Louriceira e Serra, a EM 1284, entre Chão Codes e Vila de Rei, a EM 548, entre Chão de Codes e Aboboreira, e os Caminhos Municipais (CM) 1284, 75, e 1285.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Mação: Fogo obriga a evacuar aldeia em situação “dramática”

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião